A abertura da vacinação contra a covid-19 para homens e mulheres a partir de 53 anos, que não pertencem aos grupos prioritários, teve movimento tranquilo durante a manhã desta terça-feira (15), em Porto Alegre. A aplicação das doses é feita em 12 unidades de saúde e no drive-thru da PUCRS.
O maior movimento foi registrado na Igreja Nossa Senhora da Glória e na Unidade de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, onde havia mais de 30 pessoas na fila. Já no Posto Modelo e no IAPI, na Zona Norte, pouco mais de 10 pessoas aguardavam pela vacina. No drive-thru da PUCRS havia cerca de 70 carros ocupando a faixa da direita da Avenida Ipiranga por volta das 10h30.
Está sendo oferecida a primeira e segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca, com exceção das gestantes e puérperas, que recebem a vacina da Pfizer nas mesmas 12 unidades de saúde.
Para as pessoas que precisam receber a segunda dose da Pfizer, o imunizante está disponível nas unidades Panorama, Assis Brasil e Belém Novo.
Segue ainda a vacinação para os públicos que já foram incluídos na campanha. São eles: trabalhadores da educação no Ensino Superior –nesta terça-feira com a inclusão da UFRGS, com os profissionais sendo vacinados na própria instituição –, profissionais da Educação Infantil, e ensinos Fundamental e Médio das redes municipal, estadual e privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos e a população de rua.