As 111.460 mil doses da CoronaVac distribuídas aos municípios na última sexta-feira (18) já começaram a ser aplicadas, na tentativa de zerar a fila de pessoas aguardando pela segunda dose. Ao menos seis cidades da Região Metropolitana acreditam que, com o novo lote, será possível atender todas as pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto.
Levantamento de GZH junto a prefeituras da região identificou que a vacinação de todas as pessoas em atraso é esperada em Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Viamão (veja abaixo a situação de cada uma). Em Guaíba e São Leopoldo, a fila já é considerada praticamente zerada.
Outros três municípios dizem que as doses recebidas são insuficientes para completar o esquema vacinal das pessoas em atraso: Porto Alegre e Gravataí, que fizeram mutirões no fim de semana, além de Eldorado do Sul. Em Alvorada, o cálculo não foi finalizado, conforme o Executivo.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 110.200 doses de CoronaVac chegaram na última sexta-feira e, no total, foram distribuídas 111.460 aos municípios — número que corresponde ao total de segundas doses em atraso no Estado, conforme cálculo da SES. A análise levou em consideração os dados informados às coordenadorias e números de segundas doses faltantes ou não registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
A SES afirma que distribuiu doses da CoronaVac a todos os municípios que informaram haver segundas doses pendentes e pede que, caso haja excedente, as vacinas não sejam usadas para a primeira aplicação. Conforme a pasta, todas as sobras devem ser devolvidas para novo remanejamento. Não há previsão de chegada de novos lotes ao Estado.
Porto Alegre
No último fim de semana, a prefeitura da Capital fez mutirões de imunização. No sábado (19), apenas a CoronaVac foi aplicada e 3.750 pessoas receberam a segunda dose em atraso. No domingo, foram aplicados imunizantes de diferentes fabricantes, sendo que 50 pessoas receberam a CoronaVac. Assim, no total, 3,8 mil foram vacinadas com o imunizante.
Porto Alegre recebeu 17.260 doses da CoronaVac, todas para segunda aplicação, sendo que a estimativa era de 38 mil pessoas em atraso até a semana passada. Portanto, o lote não será suficiente para zerar a fila. Segundo a prefeitura, as equipes seguirão vacinando até atingir o número máximo de pessoas.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não há uma explicação objetiva para a baixa procura. A pasta seguirá insistindo na necessidade de completar o esquema vacinal e continuará oferecendo CoronaVac para quem está com a segunda dose em atraso.
Alvorada
Apenas oito pessoas foram buscar a segunda dose da CoronaVac no Centro de Vacinação no último sábado. A prefeitura está tentando atualizar o número de pessoas com a dose em atraso e, por isso, não sabe informar se as 780 doses recebidas serão suficientes para zerar a fila. As equipes estão entrando em contato com as pessoas para fazer o cálculo. As doses da CoronaVac seguem sendo oferecidas no Centro de Vacinação, localizado no Ginásio Municipal Tancredo Neves.
Cachoeirinha
O mutirão de vacinação no último sábado imunizou 3,2 mil pessoas em Cachoeirinha. Nesta segunda-feira (21), a prefeitura está vacinando todos com a segunda dose atrasada até 9 de abril. Foram 6,5 mil doses recebidas na cidade, sendo que o total de pessoas em atraso era de cerca de 6 mil — assim, a prefeitura espera zerar a fila até esta terça-feira (22).
Canoas
No último sábado, 1.578 pessoas foram vacinadas com a segunda dose da CoronaVac em um mutirão realizado pela prefeitura. Para quem não conseguiu comparecer, as doses estão disponíveis na Sala de Imunização do Hospital Universitário na terça e na quinta-feira (24), das 9h às 15h.
A prefeitura diz não ter o cálculo exato de pessoas com a segunda aplicação em atraso, já que não há como controlar quem recebeu a primeira dose em outros municípios. No entanto, o Executivo acredita que as 4 mil doses que chegaram na última remessa serão suficientes para zerar a fila.
Esteio
No último sábado, a prefeitura fez um mutirão e vacinou 3.481 pessoas com a segunda dose da CoronaVac. Assim, 449 seguem com a segunda aplicação em atraso. Como o Executivo tem ainda 710 doses em estoque nesta segunda-feira, será possível zerar a fila.
Eldorado do Sul
Conforme a prefeitura, as doses da CoronaVac que chegaram na última semana não são suficientes para completar o esquema vacinal de quem está em atraso. Cerca de 200 pessoas seguirão aguardando. O Executivo pede que, quem tiver dúvidas, entre em contato pelo telefone (51) 3499-6410.
Gravataí
No último sábado, 1.072 pessoas foram vacinadas em um mutirão de aplicação de doses da CoronaVac. Segundo a prefeitura, 1,5 mil ainda estão esperando a segunda dose nesta segunda-feira.
O lote que chegou na semana passada não será suficiente para atender toda a demanda reprimida, conforme o Executivo. Foram 3.440 doses recebidas para um total de 4,9 mil pessoas consideradas em atraso.
Guaíba
Conforme a prefeitura, a fila está praticamente zerada. Há cerca de 30 pessoas que não tomaram a segunda dose da CoronaVac, mas as vacinas estão disponíveis há semanas — a prefeitura nem recebeu doses no lote encaminhado na última sexta-feira (18). Quem ainda não recebeu a segunda aplicação pode procurar a sala de vacina da Policlínica na próxima quarta-feira (23), das 9h às 12h.
Novo Hamburgo
Segundo a prefeitura, 5.570 pessoas foram vacinadas com a segunda dose da CoronaVac em um mutirão realizado no último sábado. Novo Hamburgo recebeu 7,5 mil doses do imunizante, mesmo número de pessoas com a segunda aplicação em atraso — assim, a expectativa é de que seja possível zerar a fila com o último lote enviado.
A imunização com a CoronaVac continua na cidade. Nas próximas duas semanas, a prefeitura fará busca ativa das pessoas com atraso na segunda dose e, se houver excedente, as vacinas serão devolvidas para o governo do Estado.
São Leopoldo
A prefeitura diz que a fila da CoronaVac está praticamente zerada na cidade. As pessoas que eventualmente ainda não receberam a segunda dose em São Leopoldo podem procurar o Centro de Vacinação da antiga Unisinos. Um lote com 600 doses foi recebido na última semana.
Sapucaia do Sul
Conforme a prefeitura, 2.588 pessoas estavam com a segunda dose da CoronaVac em atraso e, em mutirão feito no sábado, foram aplicadas 1.997 doses. A imunização com esta vacina segue na cidade para as pessoas que não conseguiram comparecer no fim de semana.
Como Sapucaia do Sul recebeu 3,5 mil doses, será possível zerar a fila de pessoas em atraso.
Viamão
No último sábado, oito unidades de saúde foram abertas em Viamão para vacinar pessoas com a segunda dose da CoronaVac em atraso. No total, 547 foram imunizadas. Segundo a prefeitura, será possível zerar a fila na cidade.