Está acontecendo, neste sábado (19), o mutirão para colocar em dia a segunda dose da vacina CoronaVac em Porto Alegre. Ao todo, três drive-thrus e quatro unidades de saúde estão aplicando o imunizante (veja os endereços abaixo).
Houve registro de filas no começo da manhã em alguns locais. No estacionamento da PUCRS, os primeiros carros chegaram ainda na noite passada.
O militar da reserva Ícaro José Inácio Jung, 61 anos, estacionou sua van às 19h30min de sexta-feira (18). Ele guardava lugar para a esposa, que deveria ter tomado a segunda dose em 7 de junho.
— Já havíamos tentado outros dias e não conseguimos. Ela já estava bem angustiada — disse ele, que já tomou a Oxford/AstraZeneca e receberá o reforço em 17 de julho.
A procura na universidade começou a diminuir ao longo da manhã. Por volta das 11h, não havia carros aguardando no local.
Já no Big Sertório, na Zona Norte, os dois primeiros automóveis chegaram antes das 6h deste sábado. Um deles era o da enfermeira Tatiane Soares, 34 anos, que estava com a segunda dose atrasada havia quase três meses:
— Eu deveria ter tomado em 12 de abril. Cheguei a ir em dois postos e sempre que eu chegava já tinha acabado.
O terceiro drive-thru que está aplicando as doses é o Big do BarraShoppingSul, na Zona Sul. No final da manhã, os dois pontos tinham movimento tranquilo.
Além desses locais, quatro unidades de saúde também estão aplicando doses de CoronaVac. Na Unidade de Saúde São Carlos, na zona norte da Capital, a primeira da fila era a trabalhadora em serviços gerais Kellen Cavalheiro, 27 anos, que chegou com uma cadeira de praia às 4h.
— Eu deveria ter tomado a segunda dose dia 18 de maio. Já estava angustiada. Tinha tentado outras vezes e não tinha.
No final da manhã, a maioria dos locais tinha movimento tranquilo, alguns com menos de cinco pessoas aguardando vacinação. As unidades mais procuradas eram a US São Carlos, onde a espera chegava a 40 minutos, e o posto do bairro Glória, onde cerca de cem pessoas aguardavam.
Neste sábado, a aplicação é exclusiva para segunda dose de CoronaVac das 9h às 17h nos drive-thrus e das 9h às 15h nas unidades de saúde. Não há um ponto de corte para o público, pois todos estão com a vacina em atraso no calendário de imunização. Quem procurar os locais, deve levar documento de identidade e o cartão de vacinação comprovando que foi aplicada a primeira dose.
Primeira dose somente no domingo
A aplicação da primeira dose será interrompida no sábado e retomada no domingo (20). O público é o mesmo contemplado atualmente: pessoas com 51 anos, sem comorbidades, além dos grupos já atendidos anteriormente.
O imunizante será o da Oxford/AstraZeneca e a vacinação também poderá atender quem já está no calendário da segunda dose. A aplicação será feita das 9h às 13h, exclusivamente na unidade móvel da SMS, que estará na Escola de Educação Infantil Portal Encantado, que fica na Rua Jaime Lino dos Santos, 604, no bairro Lomba do Pinheiro.
Aplicação da CoronaVac no sábado
Drive-thrus (das 9h às 17h)
- Big Sertório: acesso pela Rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam's Club, bairro Sarandi
- Big Barra Shopping Sul: acesso pela Avenida Diário de Notícias, 300, bairro Cristal
- PUCRS: acesso pela Avenida Ipiranga, 6.681, entrada ao lado do Museu da PUCRS, bairro Partenon
Postos de saúde (das 9h às 15h)
- US Álvaro Difini: Rua Álvaro Difini, 520, no bairro Restinga
- US Glória: Avenida Professor Oscar Pereira, 3.229, no bairro Glória
- US São Carlos: Avenida Bento Gonçalves, 6.670, no bairro Partenon
- US Jardim Leopoldina: Rua Orlando Aita, 130, no bairro Jardim Leopoldina