Os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre avançam na vacinação contra a covid-19 para a população em geral, sem comorbidades, neste sábado (19) e retomam a aplicação da segunda dose de CoronaVac após a chegada de novas doses ao Estado.
Confira a organização de cada prefeitura:
Alvorada
Alvorada vacina as pessoas nascidas até 1977 no Ginásio Tancredo Neves, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3.290, das 8h às 15h. É preciso levar comprovante de residência, documento de identificação com foto e CPF, cartão SUS atualizado. De acordo com a prefeitura, a aplicação da segunda dose da CoronaVac está ocorrendo normalmente, já que foram recuperadas as datas atrasadas.
Cachoeirinha
Aplicará a segunda dose da CoronaVac para quem realizou a primeira dose até o dia 7 de abril. Os locais de vacinação são as unidades ESF Carlos Wilkens, UBS Décio, ESF José Ramos, UBS Ildo Caçapava, ESF Jardim Betânia e Centro do Idoso, das 8h30min às 16h30min. É necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identidade com CPF. A vacinação com a primeira dose deve ser aplicada nas pessoas com mais de 50 anos apenas no posto José Ari, das 8h3omin às 16h3omin. É necessário apresentar os documentos originais e mais a cópia de identidade com CPF e comprovante de residência.
Canoas
Canoas fará um mutirão para a aplicação da segunda dose de CoronaVac nas pessoas que estão com imunização atrasada. Os pontos de vacinação serão as UBSs Rio Branco, Fátima/Prata, Mato Grande, Praça América, União, Guajuviras, Estância Velha, Fernandes, Niterói e a Central de Especialidades Médicas, das 8h até as 15h. Para se vacinar, é necessário levar documento de identidade com foto e CPF, comprovante de residência no município e carteira com registro da primeira dose.
Já as pessoas com 50 anos ou mais, caminhoneiros e aquelas com comorbidades ou deficiências permanentes podem receber a primeira dose apenas no Prefeitura na Rua, que ocorrerá no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Estância Velha, das 9h ao meio-dia. Os caminhoneiros devem apresentar comprovante de residência em Canoas e Carteira Nacional de Habilitação (categoria C e D), acompanhada de nota fiscal da carga ou conhecimento de transporte em nome do motorista ou Carteira Nacional de Habilitação categoria E.
Esteio
Em Esteio, podem se vacinar as pessoas a partir de 47 anos e as de 18 anos ou mais com comorbidades ou deficiências permanentes. A imunização será no drive-thru montado em frente à Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Avenida Padre Claret, 666, das 8h30min às 13h15min. É necessário fazer o agendamento neste site. Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar o telefone 3433-8400 (ramal 1), das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. É preciso levar documento de identificação com foto e comprovante de endereço. Pessoas com comorbidades também precisam apresentar documento que comprove a doença.
Quem tem de receber a segunda dose da CoronaVac deve ir até o drive-thru no Parque de Exposições Assis Brasil (entrada pelo Portão 1). Os horários foram preestabelecidos de acordo com a letra inicial do nome.
- A, 8h30min
- B, 9h
- C, 9h30min
- D e E, 10h
- F e G, 10h30min
- H e I, 11h
- J e K, 11h30min
- L, 12h
- M, 12h30min
- N e O, 13h
- P e Q, 13h30min
- R, 14h
- S, 14h30min
- T e U, 15h
- V, 15h30min
- W a Z, 16h
Novo Hamburgo
A prefeitura de Novo Hamburgo vai aplicar a segunda dose da CoronaVac nas pessoas que ainda não receberam o reforço em dois drives-thru, das 8h às 17h. Um deles é na Fenac para as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 10 de abril. Já quem recebeu a primeira dose a partir do dia 11 de abril deve se dirigir ao drive-thru que será realizado no estacionamento do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na Rua Guia Lopes, 4201.
Além disso, as unidades de saúde Boa Saúde, Kephas, Lomba Grande, Canudos, Santo Afonso, Palmeira e Mundo Novo também estarão abertas das 9h às 15h para a aplicação da imunização da segunda dose da CoronaVac. É necessário levar comprovante da primeira dose, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência.
Já em Gravataí as pessoas que tomaram a primeira dose de CoronaVac até o dia 12 de abril podem receber o reforço. O município também vai vacinar as pessoas com 53 anos ou mais e os demais grupos que já estavam sendo vacinados. A vacinação acontecerá nas seguintes unidades: UBS CentroUBS São Judas TadeuUBS Morada do Vale I UBS Cohab A USF Barro Vermelho USF São Vicente USF Neópolis USF Parque dos Anjos UBS São Geraldo USF Cohab C UBS Vila Branca. O horário de atendimento é das 8h às 14h.
São Leopoldo
Vacinará, além dos grupos que já estavam sendo contemplados anteriormente, as pessoas a partir dos 46 anos. Serão quatro pontos de vacinação das 8h às 14h:
- CAIC Madezatti – Avenida Integração, 1009, Feitoria
- Antiga Unisinos – Praça Tiradentes, Centro
- Centro de Eventos – Avenida São Borja, Rio Branco
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rua Felipe Camarão, 18, Scharlau
O município também estará aplicando, no Centro de Eventos, a segunda dose de CoronaVac em quem já completou o intervalo da primeira dose.
Sapucaia do Sul
O sábado vai ser dedicado para vacinar todas as pessoas que estão com a segunda dose de Coronavac atrasada. As vacinas serão aplicadas nas unidades Fortuna, Casas, Centro, Natal, Vargas e Primor e o agendamento prévio deve ser feito por este site.
Viamão
O sábado será de aplicação de segunda dose Coronavac nas unidades de saúde Centro, Santa Isabel, Águas Claras, São Tomé, São Lucas, Augusta Meneghini, Vila Elsa e Esmeralda que ficarão abertas das 8h às 13h. É necessário levar documento de identificação e comprovante da primeira dose.
* Produção: Rochane Carvalho