A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na noite desta terça-feira (22) que restam poucos horários disponíveis para o agendamento da primeira dose contra a covid-19 para os próximos dias. A procura pelo serviço aumentou após a divulgação do aplicativo e também pelo anúncio da suspensão da primeira aplicação de forma direta nos postos de saúde. Por falta de imunizantes, nesta quarta-feira (23) a aplicação da primeira dose só será feita por agendamento, via aplicativo 156+POA, enquanto houver horários disponíveis.
Conforme a diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer, até as 21h havia menos de 15 vagas disponíveis para marcação nas unidades de saúde São Carlos e Morro Santana para esta quarta (23) e quinta-feira (24).
A imunização ocorre em blocos de 20 minutos de aplicação, quando serão atendidas de cinco a sete pessoas. Ou seja, para cada hora, há de 15 a 21 vagas.
A possibilidade de agendamento para a sexta-feira (25) dependerá da chegada de mais doses.
O aplicativo 156+POA pode ser acessado exclusivamente pelo sistema operacional Android. A Procempa tenta disponibilizar a marcação para o sistema IOS ou por um site, mas ainda não há uma previsão de liberação.
Como fazer o agendamento?
Após baixar o aplicativo 156+POA, o usuário deve clicar no ícone "saúde". Depois, seguir para "Agende suas consultas de vacinas". A partir deste ponto, para quem já possui o cadastro junto governo federal, é preciso selecionar o ícone "Horário Noturno".
Quem não possui ainda o cadastro, precisa realizá-lo para seguir com a marcação da vacina.
Feito o cadastro, é possível seguir para a escolha da unidade de saúde e, na sequência, do dia e horários disponíveis.