A vacina foi agendada para as 19h40min, mas o casal Valério Willers, 55 anos, e Lisete Endres, 55, tomou a primeira dose com meia hora de antecedência no posto de saúde Morro Santana, um dos que inaugurou a imunização noturna contra a covid-19 nesta terça-feira (22), em Porto Alegre.
Sem ninguém na frente, eles demoraram o suficiente para apresentar os documentos e receber a injeção no braço.
— Ficamos dois minutos na fila — diz Valério, que saiu do posto elogiando a equipe de enfermagem e a agilidade promovida pelo aplicativo da prefeitura.
Em torno de 45 vagas haviam sido disponibilizadas para a vacinação no Morro Santana. A vantagem, além da rapidez para se vacinar, é que o agendamento pelo aplicativo garante a dose, diferente do que acontece para quem enfrenta longas filas para ser imunizado durante o dia.
Segundo a gerente da unidade no Morro Santana, Janaina Pasquali, houve quem marcou a vacinação para a noite e não compareceu, o que pode tirar a vaga de quem tentou a sua dose. De resto, só restam elogios à plataforma.
— O aplicativo é muito intuitivo, acessível para a população. Não é complicado — diz a profissional da saúde.
Também facilita a vida para quem trabalha durante o dia e não tem tempo de sobra para esperar nos postos de saúde. Por duas vezes o autônomo Gilberto Gaspar Pereira, 53 anos, tentou se vacinar no posto IAPI: na primeira o local já havia fechado; na segunda, eram muitas pessoas na sua frente. Soube da vacinação noturna e marcou um horário na véspera da inauguração.
— Muito bom. Aprovado — disse ele.
Dona de um salão de festas, Creice Barth, 50 anos, também havia tentado buscar sua injeção em diferentes postos de saúde, mas não conseguiu. Marcou às 19h20min no Morro Santana e saiu satisfeita:
— Show. Adorei o aplicativo. Nunca foi tão fácil tomar uma vacina. Durante o dia, dá pena de ver as pessoas.
No posto São Carlos, houve uma pequena espera. O advogado Sandro Soares, 51 anos, agendou sua dose para as 19h20min. Chegou com antecedência para apresentar os documentos e, 20 minutos depois, espera encarada como natural pela equipe do posto, ainda não tinha sido chamado. Foi às 20h09min que conseguiu entrar na sala de vacinação, levantar a manga da camiseta e receber a injeção.
— Quase 30 minutos, mas felizmente fui vacinado — afirmou Soares.
Segundo a gerente da unidade, Luana Machado Silveira, o posto tem apenas uma sala de vacinação e, nesta noite, todas estavam sendo aplicadas ali, não somente a da covid-19, o que gerou atraso. Acostumada com as dezenas de pessoas que procuram a injeção ao longo do dia, Luana viu como positiva a primeira noite de imunização:
— O aplicativo facilita muito. A gente consegue prever o número de doses e também é bom para quem trabalha durante o dia. É uma demanda programada.
A partir de quarta-feira (23), a aplicação da primeira dose das vacinas contra a covid-19 estará suspensa e só poderá ser feita mediante agendamento no 156+POA, enquanto houver horários disponíveis.