O Rio Grande do Sul atingiu até esta segunda-feira apenas 38,5% da meta de imunização da população na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O dado preocupa o governo do Estado, segundo a chefe da divisão de epidemiologia do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, ela alerta que o grupo dos idosos, público-alvo que em outros anos atingia a meta de 90% vacinados, em 2021 chegou, até agora, a 51% de cobertura.
— Se trata de uma população que tem chances maiores de desenvolverem um quadro mais grave de alguma doença respiratória. Os idosos são o grupo que já poderia ter tomado a vacina contra a gripe e já estar totalmente imunizado contra a covid-19 — lembra Tani Ranieri.
Dos públicos que podem se vacinar, os indígenas tem o maior percentual de população imunizada contra a gripe: 85%. As crianças vêm em segundo, com 62%; As puérperas têm 59%, e as gestantes e os trabalhadores da área da saúde têm 53% cada.
Em Porto Alegre, maior município do RS, a campanha também não atinge o percentual pretendido. A Secretaria da Saúde da Capital divulgou que alcançou percentual de 42% da meta da campanha. Foram pouco mais de 322 mil doses aplicadas, em um público estimado de cerca de 728 mil cidadãos.
A campanha de vacinação contra a gripe vai até 9 de julho.