O movimento é baixo nos locais que estão aplicando a vacina contra a covid-19 na manhã desta quarta-feira (19) em Porto Alegre. Foi liberada a imunização com a primeira dose de Oxford/AztraZeneca para pessoas com 18 anos ou mais que apresentem comorbidades e mantida a aplicação da segunda dose da CoronaVac para quem tem 65 anos ou mais.
Tanto na Unidade de Saúde Glória quanto no posto de saúde Modelo, por volta das 10h30min havia uma fila pequena apenas para a primeira dose. Para a segunda, ninguém aguardava. A reportagem passou pelo drive-thru no estacionamento da PUCRS onde as duas doses estão sendo aplicadas e apenas um carro estava ingressando no local. Não havia filas.
Na estrutura montada junto ao estacionamento do Bourbon Country, onde também são aplicadas a primeira e a segunda dose, cerca de 30 pessoas formaram uma fila antes das 9h, mas, perto das 11h, apenas 12 pessoas aguardavam, e o tempo médio até a aplicação era de 15 minutos.
Nesta quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre alterou para 18 anos a faixa etária das pessoas com comorbidades que podem ser vacinadas com a primeira dose contra a covid-19. O atendimento ocorre em 33 unidades de saúde, na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 21 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até as 17h.
Com a segunda dose da vacina CoronaVac, a aplicação está disponível na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, no drive-thru do estacionamento da PUCRS e nas unidades de saúde Belém Novo, Álvaro Difini, Morro Santana, Santa Marta, Modelo, Santa Cecília, IAPI, Glória, Moab Caldas, Camaquã, São Carlos e Rubem Berta, também até as 17h.
A segunda dose da vacina AstraZeneca também está disponível para pessoas que iniciaram o esquema há mais de 12 semanas. A vacinação continua para pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com síndrome de Down, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com HIV/aids.
É necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre e documento de identidade com foto. Pessoas com comorbidades devem apresentar ainda original e cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame.