Um dia após o Ministério da Saúde liberar a vacinação contra a covid-19 para a população em geral com menos de 60 anos, a prefeitura de Campo Bom, no Vale dos Sinos, deu a largada para a imunização de pessoas com 58 e 59 anos fora dos grupos prioritários. Neste sábado, as aplicações estão ocorrendo no Centro de Educação Integrada (CEI), das 9h às 16h, enquanto houver doses. A cidade informa que intensificou a vacinação após receber uma nova remessa de imunizantes da AstraZeneca.
A liberação da vacinação para pessoas abaixo de 60 anos também foi confirmada pelo governo estadual. A comunicação feita pelo governo federal e reafirmada pelo Piratini, nesta sexta-feira (28), esclarece que, após a finalização dos grupos de comorbidades, pessoas em situação de rua, do sistema penitenciário e trabalhadores de educação, "a lista de prioridades deve continuar sendo seguida, com o acréscimo, de forma concomitante, da vacinação por idade da população em geral (59 a 18 anos)".
Além das pessoas com 58 e 59 anos, Campo Bom segue vacinando os grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas com síndrome de Down, com deficiência permanente ou com comorbidades acima de 18 anos. Vacinados que receberam a primeira dose da AstraZeneca em março - ou em período anterior - também poderão receber a segunda dose.
"Desde o início prezamos pela agilidade na aplicação das doses. Ficamos felizes e também, de certa forma, aliviados em poder ampliar os grupos, mas com a consciência de todo o trabalho que ainda temos pela frente", aponta o prefeito Luciano Orsi, em comunicado emitido pela prefeitura nesta sexta-feira (28).
Segundo a prefeitura, estão disponíveis 1 mil doses no drive-thru, montado do lado de fora do CEI, e outras 1 mil no ginásio do CEI, para quem for a pé. Haverá remanejamentos entre os dois pontos em caso de esgotamento de um deles, conforme a demanda do dia. Há a distribuição de fichas no local.
Para se vacinar em Campo Bom, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação (obrigatório para quem for fazer a segunda dose), comprovante de residência na cidade e CPF ou cartão SUS. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, o titular deverá declarar por escrito que o vacinado reside no endereço informado.
Já os profissionais da saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício na área da saúde, podendo ser crachá da empresa, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou carteira de registro do conselho. As pessoas com comorbidades deverão comprová-las com cópia do laudo, da receita ou do relatório médico.
Vacinação em Campo Bom
- Neste sábado (29), das 9h às 16h, no Centro de Educação Integrada (CEI) - Av. dos Estados, 1080
- Pessoas de 58 e 59 anos, fora dos grupos de risco; trabalhadores da saúde; portadores de síndrome de Down; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades acima de 18 anos; imunizados com AstraZeneca que precisam da segunda dose (vacinadas em março ou antes)