Teve início nesta sexta-feira (28) a aplicação da primeira dose da Oxford/AstraZeneca para os trabalhadores portuários que residem em Porto Alegre. Foram destinadas 269 doses para este grupo.
A imunização em Porto Alegre ocorreu na Unidade de Saúde Santa Marta. A aplicação das doses começou pelos servidores lotados na Capital, trabalhadores portuários avulsos, terceirizados e integrantes do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).Os trabalhadores que não foram contemplados nesta listagem deverão entrar no próximo lote disponível.
Aqueles profissionais incluídos nesta primeira etapa, que não conseguiram receber a primeira dose, devem procurar, na semana que vem, o Centro de Saúde Modelo, conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde.
No sul do Estado, foram distribuídas 3.767 doses da vacina produzida pela Fiocruz entre Rio Grande e Pelotas – foram 3.656 e 113 doses, respectivamente.
Em Rio Grande, a vacinação será no formato drive-thru na sede do Porto do Rio Grande, das 8h30min até as 16h. De acordo com a superintendência do porto, o quantitativo aplicado na cidade deve se aproximar dos 100% para o grupo — estima-se que município tenha cerca de 4 mil portuários em atividade.
Uma lista de pessoas com prioridade está sendo elaborada pelo porto para dar preferência aos trabalhadores do cais, que serão avisados sobre quando devem comparecer para receber a vacina. A imunização será estendida ao longo da semana para evitar filas e aglomerações.
Em Pelotas, 19 portuários já foram imunizados com doses remanescentes de outros grupos. Restam agora os trabalhadores da empresa operadora do porto, o que deve acontecer na próxima terça-feira (1º).
Também foram entregues 15 doses para que os portuários localizados em Triunfo, na Região Metropolitana, possam ser vacinados.
Vacinação dos aeroportuários
A aplicação da primeira dose nos aeroportuários na Capital começará na terça-feira (1º). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe da pasta será responsável pela vacinação diretamente no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Foram destinadas 2.095 doses da Oxford/AstraZeneca para este grupo.
Para Caxias do Sul, na Serra, foram enviadas 110 doses destinadas para os profissionais. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, será feita um cronograma para iniciar a vacinação ao longo da próxima semana.
A SES também encaminhou doses para imunizar os aeroportuários para os municípios de Pelotas e Passo Fundo, que receberam 40 vacinas cada; Uruguaiana, com 35; Rio Grande e Santo Ângelo, com 30 cada; Bagé, Santa Cruz do Sul e Torres, com 20 doses cada; Erechim, com 10 vacinas; e Vacaria e Santa Maria, com cinco cada.