Com a divulgação de uma nota técnica do Ministério da Saúde que antecipa o atendimento dos professores dentro dos grupos prioritários e autoriza que as vacinas contra covid-19 também sejam oferecidas à população em geral, a imunização será ampliada no interior do Rio Grande do Sul.
Mesmo antes da liberação oficial do governo federal, uma série de municípios do interior gaúcho já estava vacinando professores e funcionários de apoio das escolas, especialmente na Região Metropolitana. Cachoeirinha, por exemplo, imunizou todos os mais de 1,6 mil trabalhadores da educação atuantes no município, seja na rede municipal, estadual ou privada. Esteio planeja encerrar a imunização para esse grupo na semana que vem.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Canoas e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Maicon Lemos, já havia cidades gaúchas vacinando contra a covid-19 em todas as regiões — Pelotas e Rio Grande, no Sul, Bagé, na Campanha, Jaguarão, na Fronteira, e Santa Maria, no Centro, são alguns exemplos. Normalmente, são municípios que registraram baixa procura por pessoas como comorbidade e deficiência permanente e avançaram para os grupos prioritários seguintes, que incluem os trabalhadores da educação.
Vencida a população de professores e funcionários de instituições de ensino — primeiro da Educação Infantil, depois do Ensino Fundamental, do Médio e do Superior —, o Programa Nacional de Imunização (PNI) abrirá para a população geral de 18 a 59 anos, por faixas etárias decrescentes.
— Com essa nota técnica, os próximos lotes virão já com um percentual previsto para continuar vacinando pessoas de grupos prioritários e outro para passar a imunizar conforme a idade, em ordem decrescente. Essa é uma estratégia que atende a um pedido dos secretários municipais e estaduais de Saúde, para que a gente pudesse avançar na vacinação de modo uniforme e que estrategicamente estendesse à população mais velha, que está na maior faixa de letalidade — explica Lemos.
Confira a situação em municípios mais populosos:
Porto Alegre
Passará a vacinar professores e funcionários da rede municipal de ensino e conveniadas a partir de terça-feira (1º). A imunização desse grupo deve levar duas semanas para ser concluída.
Caxias do Sul
Aguardava orientação do governo do Estado para iniciar a vacinação de trabalhadores da educação. Até a tarde desta sexta-feira (28), não havia se pronunciado sobre a abertura da imunização para esse grupo.
Canoas
Nesta sexta-feira, dava prosseguimento à aplicação das doses em professores e trabalhadores da rede municipal. No sábado (29), a vacinação será estendida para a rede estadual e a Educação Infantil da rede privada.
Pelotas
Começou a vacinar os profissionais da área da educação nesta sexta, quando foram atendidos professores, educadores especializados, auxiliares e monitores da Educação Infantil. Na segunda-feira (31), passarão a ser contemplados os trabalhadores dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo.
Santa Maria
Iniciou a vacinação de pessoas que trabalham em instituições de ensino na cidade na terça-feira (25). A prefeitura ainda está ajustando os quantitativos de doses, mas prevê manter a imunização paralela de todos os níveis de ensino, exceto o Superior, que será contemplado posteriormente.
Gravataí
Está vacinando professores e colaboradores da área da educação desde 13 de maio. Neste sábado, terá um drive-thru voltado para trabalhadores de apoio das redes de educação municipal, estadual e privada.
Viamão
Realizou a imunização de profissionais da rede municipal em 20 e 21 de maio. Nesta sexta, prosseguiu a vacinação de trabalhadores dos anos finais do Ensino Fundamental das redes estadual e privada. Nos próximos dias, serão feitos ajustes para que seja dada continuidade na aplicação das doses para os demais níveis de ensino.
Novo Hamburgo
Está vacinando trabalhadores que atendem a Educação Infantil no município, nas redes pública e privada. O próximo grupo de profissionais do ensino a ser contemplado deve ser confirmado em breve pela Secretaria da Saúde.
São Leopoldo
O setor da educação está sendo vacinado desde 4 de maio com as xepas (doses remanescentes em frascos já abertos). Em 15 de maio, após a cidade atender as demais faixas do PNI, a categoria entrou oficialmente no calendário da cidade. A imunização segue ocorrendo, com doses da AstraZeneca.
Rio Grande
Está usando doses da Pfizer para imunizar os professores. Nesta sexta-feira, vacinou profissionais das redes pública e privada da Educação Infantil. O município aguarda o envio de mais unidades para a liberação de outros grupos de educadores.
Alvorada
Está imunizando trabalhadores da educação, mas não informou desde quando nem qual grupo está sendo contemplado agora.
Passo Fundo
Com o recebimento de quase 7 mil doses de AstraZeneca, a prefeitura ampliou a vacinação para os profissionais da educação. Nesta sexta, foram aplicadas doses nos trabalhadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No sábado, serão imunizados os professores e funcionários dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na segunda-feira, será a vez de quem atua no Ensino Superior.
Sapucaia do Sul
Está imunizando os trabalhadores da educação com as xepas. Os profissionais são chamados ao final de cada dia de vacinação. O cronograma prioriza professores e funcionários da Educação Infantil e, depois, os do Ensino Fundamental e Médio.
Cachoeirinha
Já vacinou todos os profissionais da educação que atuam no município. Ao todo, foram mais de 1,6 mil desde 13 de maio.
Esteio
Deve concluir a vacinação de trabalhadores das escolas na semana que vem. Na terça-feira (1º), serão imunizados servidores da rede municipal e, na quarta (2), aqueles que atuam em instituições estaduais e particulares.