Correção: a rede municipal de ensino da Capital tem cerca de 5,6 mil professores e funcionários, e não 3,5 mil como publicado entre 11h01min e 13h54min desta sexta-feira. O texto foi atualizado.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, realizou uma live, nesta sexta-feira (28), para anunciar novidades na campanha de vacinação contra a covid-19 na Capital. Conforme antecipou a colunista Kelly Matos, de GZH, a prefeitura anunciou o início da vacinação de professores da rede pública municipal — começando pela Educação Infantil.
— A decisão está tomada — disse o prefeito, logo na abertura da transmissão.
De acordo com Melo, professores e funcionários da rede começarão a ser vacinados na terça-feira (1º). Na quarta (2), passarão a ser atendidos também trabalhadores da rede comunitária conveniada. A imunização será iniciada pelos profissionais que atendem crianças de zero a três anos, na Educação Infantil, e será ampliada gradualmente – sempre priorizando aqueles que trabalham com crianças mais novas.
A rede municipal de ensino de Porto Alegre é composta por cerca de 5,6 mil professores e funcionários. O cronograma de vacinação deve ser apresentado ainda nesta sexta-feira e contará com doses da Pfizer.
— A ideia é poder vacinar todos os profissionais da rede municipal em cerca de duas semanas — estimou a secretária municipal de Educação, Janaína Audino.
Em paralelo à vacinação dos trabalhadores de educação do município, seguirão sendo atendidos aqueles que não receberam as doses entre as pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente. Após a imunização dos trabalhadores das escolas municipais da Capital, as doses passarão a ser aplicadas também em professores e funcionários das redes estadual e privada. Depois, ainda será contemplada a área da assistência social.
Segundo Melo, a decisão pôde ser tomada graças ao que foi acordado nesta quinta-feira (27) em reunião do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Brasília.
— Tem gente que nos criticou, dizendo que demoramos, mas existe um PNI. Na primeira brecha que deu, nós abrimos para a vacinação dos professores — defende o prefeito.
Segundo o vacinômetro mantido pela prefeitura, Porto Alegre já aplicou, até esta sexta, mais de 800 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Em ritmo de vacinação superior à média estadual, a Capital havia imunizado até quinta-feira (27) o equivalente a 20% da população com as duas doses necessárias para garantir proteção máxima contra a doença.