Desde as primeiras horas desta terça-feira, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Guaíba realizam a vacinação de profissionais da área de segurança. Canoas também retomou a imunização e, dos dois municípios da Região Metropolitana que ainda não tinham definido o cronograma, Cachoeirinha — que aplicou algumas doses de forma simbólica na segunda-feira (5) — e Esteio informaram que irão divulgar calendário em breve.
Em Novo Hamburgo, a prefeitura informou que iniciou a aplicação das primeiras doses logo depois das 8h em policiais civis e militares, assim como em bombeiros. Em Guaíba, os servidores também começaram a ser imunizados, com prioridade aos que estão atuando diretamente na linha de frente conforme listas enviadas ao município.
Em São Leopoldo, a imunização foi confirmada na tarde de segunda-feira e iniciou às 9h desta terça-feira com agentes penitenciários da Susepe e policiais rodoviários federais. Às 13h30min, começaram a ser vacinados policiais militares. Na quarta-feira (7), será a vez dos integrantes da Polícia Civil. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) serão imunizados na quinta-feira (8) na antiga sede da Unisinos.
Cachoeirinha e Esteio
Em Cachoeirinha, o prefeito Miki Breier diz que um grupo de profissionais foi vacinado de forma simbólica na tarde de segunda-feira na sede da Secretaria Municipal da Saúde.
— A vacinação está avançando e esperamos que em breve cheguem também para os professores e professoras e estamos no aguardo de que o ministério nos mande mais doses para que a gente possa continuar o processo — diz Breier.
A prefeitura aguarda uma listagem para dar prosseguimento às aplicações, mas já ressaltou que as doses disponíveis vão atender 310 agentes. Esteio, que também não definiu ainda o cronograma, está fazendo um levantamento dos agentes para divulgar a partir desta terça-feira. Além de policiais civis e militares, estão sendo vacinados trabalhadores das guardas municipais, agentes penitenciários e policiais rodoviários federais.
Demais cidades
Já em Canoas, a vacinação começou no sábado (3), na sede da Secretaria de Segurança. No total, a primeira dose foi aplicada em 753 servidores. O município recebeu 1.055 doses para esse grupo. As vacinas voltaram a ser aplicadas na manhã desta terça-feira na Sala de Imunização do Hospital Universitário.
Além da Capital, Viamão, Alvorada e Gravataí começaram a vacinar nesta segunda-feira. Sapucaia do Sul aplicou as doses na sexta-feira (2).