A remessa do Ministério da Saúde de 645.150 doses de vacina contra a covid-19, com chegada e distribuição programada para sexta-feira (2), servirá para contemplar 29 mil trabalhadores da área de segurança e salvamento e ampliar a vacinação de idosos. Parte da quantia também será reservada à segunda dose.
A antecipação do grupo prioritário de forças de segurança e salvamento dará possibilidade de vacinar servidores diretamente envolvidos nas ações do enfrentamento à covid-19, que estejam atuando em funções específicas de apoio às ações da pandemia. Ao todo, serão 29 mil profissionais da ativa de Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Essa etapa da vacinação visa imunizar 100% dos efetivos da ativa dessas seis forças de segurança.
Entre eles, estão os trabalhadores que fazem atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social. Os demais desse grupo serão vacinados seguindo o atual ordenamento do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Em uma próxima fase da campanha de imunização, deverão ser contemplados servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
A decisão dos grupos-alvo a serem vacinados com esta remessa foi tomada por gestores estaduais e municipais de saúde, com participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), equipe diretiva da Secretaria da Saúde (SES) e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, nesta quinta-feira (1º).
O lote será destinado ainda a idosos de 65 anos, também para completar a primeira aplicação dos idosos de 66 anos ou mais e para segunda aplicação de pessoas imunizadas com a CoronaVac recebida dias 9 e 17 de março, e da Oxford/AstraZeneca recebida em 24 de janeiro.
Operação especial de distribuição durante o feriado
Durante o feriado da Sexta-feira Santa, a SES realizará uma operação especial de distribuição das doses de CoronaVac e AstraZeneca assim que chegarem ao Estado. A carga deverá estar devidamente separada e entregue na mesma manhã. Por via aérea, serão entregues as doses correspondentes das 4ª CRS (Santa Maria), 5ª (Caxias) e 10ª (Alegrete), por meio de helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil.
As demais serão realizadas por via terrestre. Alguns dos municípios próximos da Capital poderão buscar suas vacinas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.
Públicos-alvo a serem vacinados nos próximos dias no RS:
- Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com CoronaVac que chegou ao Estado em 9 de março.
- Reserva para segunda dose de 63% do público que se vacinou com o lote de CoronaVac que chegou ao Estado em 17 de março (considerando a previsão de chegada de mais vacinas na próxima semana para fechar 100%).
- Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com o lote de Oxford/AstraZeneca que chegou ao Estado em 24 de janeiro.
- Completar a vacinação de idosos de 66 anos ou mais ainda não imunizados com a primeira dose.
- Iniciar a vacinação de idosos de 65 anos.
- Forças de segurança e salvamento.
Foram entregues aos municípios gaúchos, até esta quinta-feira, vacinas suficientes para vacinar os seguinte públicos:
- 100% dos idosos institucionalizados.
- 100% pessoas com deficiência institucionalizados.
- 100% dos profissionais de saúde.
- 100% dos povos indígenas.
- 100% dos povos e comunidades tradicionais quilombolas.
- 100% dos idosos de 70 anos ou mais.
- 60% dos idosos com idade entre 65 e 69 anos.