O Rio Grande do Sul vai receber ainda nesta semana o maior lote individual de vacinas para imunizar a população contra o coronavírus. Ao todo, serão 645.150 doses de dois imunizantes - AstraZeneca/Oxford e CoronaVac. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (31) em ofício do Ministério da Saúde para os Estados.
Serão 44.750 da AstraZeneca/Oxford produzidas pela Fundação Osvaldo Cruz e outras 600.400 de CoronaVac do Instituto Butantan. Detalhe: uma parte deste lote é para a segunda dose ao grupo que já recebeu a primeira injeção.
Pela primeira vez, há uma reserva para profissionais de "forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas". Serão 4.322 doses para esta categoria. A Secretaria da Saúde do Estado ainda precisa definir que serão os primeiros contemplados.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fontana, confirma que as vacinas reservadas para profissionais da segurança são todas destinadas para a primeira dose.
"Decidimos antecipar a vacinação de uma parcela desse grupo seguindo critérios que atendam o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, levando em conta a função que cada agente exerce para o combate à pandemia", ressaltou Francieli.