Municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, anunciaram nesta segunda-feira (26) que estão reduzindo ou suspendendo a aplicação da necessária segunda dose da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, por falta de produto. Desde a terceira semana de março, a orientação do Ministério da Saúde é aplicar todos os imunizantes disponíveis para a primeira dose, sem guardar ampolas para garantir a aplicação da segunda.
Segundo o chefe da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, em alguns pontos da Capital já terminaram as doses disponíveis e, em outros, as reservas estão no fim e devem terminar até amanhã.
— Infelizmente, teremos que aguardar a chegada de novo lote do Ministério da Saúde — explicou Ritter.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que "reitera que não há risco de perda de efeito da primeira dose caso a segunda dose seja tomada além do prazo definido no cartão de vacinação".
Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirma que Estado e municípios gaúchos “optaram por imunizar o maior número possível de pessoas, priorizando as primeiras doses e planejando a segunda dose em um intervalo de 28 dias, para uma melhor resposta imunológica”. Segundo cálculos da pasta, faltam 263,8 mil doses no RS.
Canoas, também em nota, afirmou que “as unidades básicas de saúde aplicaram as vacinas disponíveis e já não possuem mais doses neste momento”. O município acrescenta que, “quem não conseguiu se vacinar, deverá aguardar a chegada de nova remessa do imunizante produzido pelo Instituto Butantan”. Por fim, a prefeitura lembra que “as pessoas que não completaram o esquema vacinal no prazo recomendado não terão prejuízo na resposta imunológica” e que “é possível fazer a segunda dose a qualquer tempo”.
Estância Velha também informou, nesta segunda-feira, que não tem mais doses. “O número insuficiente de doses da vacina CoronaVac/Butantan enviadas ao município na última remessa não permitirá a vacinação de todas as pessoas agendadas para esta semana. Por isso, a Secretaria de Saúde orienta que somente pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias ou mais devem procurar os postos de saúde para receber a segunda” nesta segunda, diz nota encaminhada pela prefeitura. Estância Velha acrescenta que “os demais moradores vacinados com a primeira dose nas últimas semanas devem aguardar o contato do posto de saúde para saberem o dia e a hora que serão imunizados”.
São Gabriel, Caçapava do Sul, Cachoeirinha, Tramandaí, Santa Cruz do Sul, Montenegro e Lajeado também suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac nesta segunda-feira pela mesma razão.
Novo Hamburgo informou que as vacinas para segunda dose terminam nesta terça-feira (27), mas só será vacinado quem já estiver agendado.
Em Bagé, a suspensão da aplicação da segunda dose da CoronaVac ocorreu ainda no sábado (24). Em São Leopoldo, a estimativa é de que as doses de CoronaVac terminem ainda nesta segunda. Em Viamão, a previsão é de que terminem em um ou dois dias. Outro município que suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina é Sapiranga.
Colaboraram Rochane Carvalho e Amanda Boeira