O mês de abril já é o segundo com maior número de mortes por covid-19 no Estado. Em três semanas, foram 3.056 óbitos pela doença ocorridos dentro do mês.
Esse número ainda deve crescer nos próximos dias, uma vez que parte dos óbitos entra no sistema com atraso. A série histórica é atualizada diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), e os dados estão disponíveis no painel do coronavírus do governo do Estado.
Considerando os dados atualizados até esta sexta, a média diária de mortes no mês de abril é de 132,9.
O mês com maior número de mortes por covid-19 no Estado é março de 2021. Também com base nos dados disponíveis até esta sexta, foram 7.980 óbitos pela doença nos 31 dias do mês passado.
O aumento expressivo no número de vítimas fatais pela doença entre março e abril reflete o crescimento de casos ocorrido nas semanas anteriores. Especialistas explicam que o avanço dos indicadores da pandemia ocorre na seguinte ordem: primeiro sobem as contaminações (casos), semanas depois aumentam as internações hospitalares e, passado mais algum tempo, crescem os números de óbitos.
Da mesma forma, quando há redução no número de casos, isso leva algumas semanas para se refletir positivamente nos índices de internações e mortes.
* Os dados de abril são referentes ao período do dia 1º ao dia 23.