O boletim sobre a situação das unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais de Porto Alegre, com dados atualizados até as 17h45min deste sábado (20), indicava ocupação de 114,12% dos leitos. Os números mantêm o cenário de esgotamento do sistema de saúde da Capital, no auge da pandemia de coronavírus.
A planilha da Secretaria Municipal da Saúde, que traz informações de instituições públicas e privadas, apresenta o Hospital Moinhos de Vento como o mais sobrecarregado, com 160,61% de ocupação das UTIs. Principais referências para o tratamento da covid-19 pelo SUS, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) tinha ocupação de 122,75% nos leitos intensivos neste sábado, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição registrava taxa de 98,85%.
Lotação acima dos 100% significa que os hospitais estão recebendo pacientes para tratamento intensivo fora das salas habituais de UTI, com algum grau de improvisação.
No total, as instituições de saúde de Porto Alegre estão com 870 pacientes internados em UTI com a confirmação de infecção pelo coronavírus. Outros 49 estão em leitos intensivos e ainda constam como suspeitos de terem contraído covid-19, aguardando confirmação de exame laboratorial.
A fila de pacientes que aguardam um leito de UTI em Porto Alegre, neste sábado, soma 229 pessoas. Do total, 189 testaram positivo para a covid-19 e estão na lista de espera em emergências. Neste mesmo ambiente, 19 enfermos graves de outras doenças também aguardam por UTI. Nas unidades de pronto-atendimento (UPAs), há 21 internados que necessitam de leito de terapia intensiva.