A chegada de quase 30 mil doses da Coronavac à Serra na quinta-feira (18) abriu a possibilidade de vacinação de duas novas faixas etárias. Idosos de 73 e 74 anos começam a ser imunizados contra a covid-19 a partir desta semana em municípios da região. Nova Petrópolis, por exemplo, já começou a aplicar a primeira dose para aqueles com 73 anos ou mais na manhã desta sexta-feira (19). A imunização completa depende de uma segunda dose.
A campanha no município da Região das Hortênsias ocorre nos postos de saúde. A exceção é a unidade bairro Piá, onde está instalado o Ambulatório Covid. Para os idosos que moram nas áreas atendidas pelos postos Centro e Piá, vacinação ocorre até as 11h somente no Centro de Eventos, com a opção de receber a dose sem precisar descer dos carros. O acesso deve ser feito pela Avenida Padre Affonso Theobald. A partir desta tarde, a campanha segue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e nos demais postos, conforme a disponibilidade de doses. Foram 610 destinadas à cidade nesta semana.
Flores da Cunha
Em Flores da Cunha, os idosos com 73 anos ou mais serão imunizados no sábado (20) no estacionamento atrás da prefeitura, no modelo drive-thru. A imunização ocorre das 8h às 11h30min e o acesso deve ser feito exclusivamente pela Rua Borges de Medeiros. A cidade recebeu 750 doses do imunizante.
Gramado
Em Gramado, o drive-thru da vacinação para idosos com 73 anos ou mais ocorre também no sábado (20). A ação no Expogramado contempla também profissionais que atuam na linha de frente a pandemia, incluindo bombeiros socorristas. Ao todo serão aplicadas 840 doses da vacina CoronaVac entre as 8h30min e às 11 h. A vacinação vai ocorrer por ordem de chegada.
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves, que recebeu 3.110 nesta semana, amplia no sábado (20) a vacinação para idosos com 74 anos ou mais. A campanha será realizada das 8h às 12h, no formato drive-thru para os idosos de 74 anos, na Fundaparque.
São Marcos
Em São Marcos, idosos com 74 anos poderão ser vacinados a partir de segunda-feira (22), no sistema drive-thru no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, na Rua Carlos Gomes, das 8h às 11h30min. A Secretaria da Saúde começou nesta sexta-feira a fazer agendamentos de horário, com o objetivo de evitar aglomeração e facilitar a aplicação das doses. O telefone da Vigilância Epidemiológica é 3291-6428, mas também é possível marcar o horário nos postos de saúde, por meio de ligação. Para os idosos que têm 75 anos ou mais e ainda não estão imunizados, a orientação é entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica.
Farroupilha
Em Farroupilha, que recebeu 1.510 doses, a campanha está mais atrasada. A vacinação ocorre para idosos de 75 anos ou mais. Conforme a prefeitura, nesta sexta-feira, serão imunizados os idosos que nasceram em 1944 ou antes e, no sábado, os nascidos em 1945 ou antes. Em ambos os dias, a ação ocorre das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.
Uma novidade é o local de vacinação, que passa a ser o estacionamento do campus da UCS em Farroupilha, na Rodovia dos Romeiros, que liga o centro da cidade a Caravaggio. O modelo adotado continua sendo o drive-thru. De acordo com a prefeitura, as mudanças na organização do local da vacinação, que antes ocorria no Largo Carlos Fetter, na região central da cidade, e do critério por ano de nascimento foram feitas devido à previsão do aumento do número de pessoas a serem vacinadas nos públicos de menor faixa etária, necessitando, assim, de um local mais amplo para evitar grandes filas e tempo longo de espera.
Caxias do Sul
Caxias do Sul está vacinado idosos com 75 anos ou mais, e ainda não divulgou informações sobre a imunização para novas faixas etárias. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, são cerca de 5 mil moradores da cidade com 73 e 74 anos na cidade, que recebeu 4,3 mil doses para contemplar os idosos nessas idades.