Pelo terceiro dia consecutivo, as unidades de terapia intensiva (UTIs) de Porto Alegre mantiveram a taxa de ocupação em 114%. Nesta sexta-feira (19), também foi registrado, novamente, uma redução no número de pacientes que aguardam por um leito de UTI.
A Capital contabilizava 277 pessoas na fila de espera nesta sexta, 62 a menos do que o registrado na quinta-feira (18). Do total, 239 estavam nas emergências dos hospitais e outras 38 aguardavam nas unidades de pronto-atendimento (UPAs).
Até as 16h desta sexta-feira, o número atual de leitos operacionais de UTI era de 1.019, com seis vagas momentaneamente bloqueadas. A quantidade de pacientes recebendo cuidados intensivos na Capital, tanto em leitos especializados como de retaguarda, era de 1.156.
Em duas semanas, de 5 a 19 de março, o crescimento no número de internações em UTIs por coronavírus foi de 20%, e havia 830 doentes com diagnóstico confirmado para a doença em leitos de alta complexidade (veja no gráfico abaixo).
Quanto aos índices de lotação nos hospitais de Porto Alegre, 12 das 18 instituições monitoradas estavam trabalhando com 100% de ocupação ou mais.