Com a superlotação e a série de restrições impostas pelas emergências de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para que os pacientes busquem atendimento nas unidades de saúde (US). Ao todo, são 130 postos em funcionamento, sendo alguns com horário estendido até as 22h.
A recomendação da SMS é válida para os casos covid-19 e os não covid-19. Pessoas com sintomas suspeitos de covid-19 leves, como dor de garganta, cansaço leve, dor de cabeça e dor no corpo devem se dirigir até seu posto de referência. No local, as equipes fazem a avaliação e, se necessário, solicitam a testagem. A lista de unidades de saúde pode ser conferida neste link.
Indivíduos que apresentarem falta de ar aguda, cansaço além do habitual e febre permanente devem ser levados aos atendimentos de emergência. Conforme a SMS, nessas situações, a recomendação é, apesar das restrições, ir até os prontos atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul ou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar.
Na rede privada, o Divina Providência atende apenas casos graves e com síndromes respiratórias. O Ernesto Dornelles opera normalmente para casos não covid-19. Pacientes com sintomas respiratórios são assistidos e encaminhados a outros hospitais. Clientes Unimed com sintomas associados à covid-19 podem buscar atendimento no posto montado no estacionamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), das 8h às 20h (horário de encerramento das consultas), sem necessidade de agendamento.
Às 16h desta quinta-feira, a emergência do Hospital Conceição, na Zona Norte, foi reaberta, após restrições no atendimento.