O Ministério da Saúde tem monitorado o surgimento, no Brasil, de infectados por variantes do coronavírus, causador da covid-19. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais de Saúde, foram registrados 204 casos de infectados por dois tipos de mutações do vírus Sars-CoV-2 no país. Os dados foram coletados até 20 de fevereiro.
O levantamento identificou no Rio Grande do Sul nove casos da variante P1, encontrada pela primeira vez em Manaus, entre os 184 casos registrados no país. Os demais foram detectados em Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Roraima (7), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1). Ainda foram constatados 20 casos da variante britânica do vírus, sendo 11 em São Paulo, seis na Bahia, dois em Goiás e um no Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde enviou nesta terça-feira (23) uma nota técnica para os Estados e para o Distrito Federal com informações sobre as novas variantes identificadas até o momento. O documento orienta medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de Saúde estaduais, para monitorar e evitar a propagação das novas variantes no país.