A Operação Te Cuida RS, organizada pela área de Segurança Pública do governo do Estado, fiscalizou 789 locais neste sábado (27), primeiro dia de validade do decreto de bandeira preta, no mapa do distanciamento controlado. Foram encontrados 295 locais com atividades entre 20h e 5h, entre residências com festas, bares e comércios.
Ao longo do dia, apenas estabelecimentos considerados essenciais puderam abrir, mas tiveram de encerrar o atendimento ao público às 20h. Em Farroupilha, na Serra, foram dispersadas duas festas, uma delas com 50 pessoas.
No Litoral Norte, a Brigada Militar fiscalizou 265 bares, lojas, restaurantes e quiosques à beira-mar, sendo que 166 estavam contrariando os decretos de restrições. As fiscalizações ocorreram em Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Imbé, Arroio do Sal, Torres, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Tavares.
Somente por denúncias, a polícia visitou 322 locais. Na sexta-feira (26), foram 185. A Brigada Militar ainda teve registro de 126 ocorrências para dispersão de aglomerações e 15 encerramentos de festas clandestinas. A Polícia Civil contabilizou 42 detidos por descumprimento de medidas restritivas relacionadas ao combate da pandemia.
Somente em Porto Alegre, a Guarda Municipal flagrou 21 estabelecimentos abertos após o horário permitido. Ao longo do sábado, órgão recebeu 45 denúncias de descumprimento das regras de distanciamento social.
Na sexta-feira (26), foram 359 fiscalizações no Estado. As ações são feitas por Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar, Detran-RS e órgãos de vigilância municipais.
As ações da Operação Te Cuida RS continuam neste domingo (28), com atenção especial para coibir aglomerações em razão da primeira partida da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Palmeiras. Bares e pubs que costumam transmitir jogos em telões devem estar fechados.