O primeiro dia de vacinação de idosos com mais de 85 anos não registrou problemas nem longas filas de espera em Canoas, na Região Metropolitana. Em um dos maiores postos do município, a Clínica de Saúde da Família Caic, no bairro Guajuviras, menos de 10% das doses recebidas haviam sido administradas até o fim da manhã.
O local, que abriu as portas às 7h, recebeu 200 doses da CoronaVac. Conforme as profissionais de enfermagem, menos de 20 foram aplicadas até as 11h. O movimento, no entanto, deve se intensificar no decorrer do dia, estimam os profissionais do posto.
Adelaide Moraes de Sena, 89 anos, contou que estava ansiosa pela imunização. Porém, disse que sentia medo de receber a vacina. Apesar da apreensão, tudo correu bem:
— Nem senti. A moça tinha uma mão delicadíssima.
Parte da ansiedade, diverte-se a filha caçula, Eneide de Souza, é porque a idosa está na expectativa de visitar os netos em Florianópolis (SC). A viagem, no entanto, estava condicionada à imunização. Questionada se chegou a pensar em não aplicar a vacina, Adelaide respondeu:
— Eu não! Nessas coisas de saúde, estou sempre na frente.
Disponível em 28 pontos do município, a vacinação contra covid-19 para idosos também vai atender em domicílio aqueles que não têm condição de sair de casa. No caso dos acamados, a faixa de vacinação é para moradores acima dos 60 anos. Para receber a vacina, é preciso fazer o cadastramento pelo telefone 0800-647-0156 ou via WhatsApp (51) 3425-7623. Além do acamado, a vacinação será estendida a um cuidador por idoso.
Canoas recebeu 4.550 doses de CoronaVac. Do total, 3.230 serão destinadas a pessoas acamadas com mais de 60 anos e idosos acima de 85 anos. As 1.320 doses restantes estão reservadas para ampliar a vacinação de profissionais da saúde.