A quarta-feira (10) começou com filas em postos de saúde de Porto Alegre para o início da vacinação de idosos contra a covid-19. A imunização será gradual, começando com pessoas com idade a partir de 90 anos.
Os idosos que têm 87 anos ou mais serão vacinados a partir de quinta-feira (11) e, na sexta (12), começa a aplicação das doses para os que têm 85 anos ou mais. A imunização ocorre em 10 postos e em dois pontos de drive-thru (veja os endereços abaixo).
Só poderá se vacinar quem mora na capital gaúcha. Por isso, é necessário levar comprovante de residência, como conta de luz ou água, além de um documento oficial com foto.
O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem distribuição de senhas. Em caso de necessidade, será permitida a presença de um acompanhante.
Filas desde a madrugada
As filas começaram a ser formadas ainda durante a madrugada. No Centro de Saúde do IAPI, na Zona Norte, mais de cem pessoas aguardavam o atendimento antes da abertura dos portões, às 8h.
Esperando em pé, Juracy Simões, 93 anos, estava ansiosa para ser vacinada. A expectativa dela é aumentada porque a pandemia tirou seu hobby preferido: viajar com as amigas.
— Temos um grupo de amigos que viaja sempre juntos, e estou com saudade — disse a idosa, que tem dois filhos e um neto.
Também havia mais de cem pessoas na fila formada em frente ao Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana. O primeiro a chegar foi Antônio Augusto Lourenço, 53 anos, que desde as 22h de terça-feira (9) guardava um lugar para o pai, de 95 anos.
— Eu trouxe mochila, cadeira e comida e fiquei aqui — contou.
Já na UBS Santa Cecília, no bairro Rio Branco, o movimento era mais tranquilo. O casal Rubem Moreira, 97 anos, e Maria de Lurdes Moreira, 96 anos, chegou junto para se vacinar. Os idosos estavam acompanhados das filhas e das netas. Elas contam que chegaram a agendar a vacinação em casa, mas, como demorou, resolveram ir até o posto.
— É um alívio saber que eles serão vacinados — comemoraram.
Outros postos da Capital tiveram movimento mais tranquilo desde o início da manhã. Foi o caso da US Camaquã, onde cerca de 20 pessoas estavam na fila por volta das 9h30min, e da US Morro Santana.
Também no Santa Marta, no centro de Porto Alegre, atendimento era tranquilo por volta de 10h30min, quando havia dois idosos na fila. Funcionários do posto relataram um certo movimento por volta de 8h que logo se normalizou.
Atraso no drive-thru
Na Rua Dario Pederneiras, no bairro Petrópolis, a fila de carros passava dos 50 por volta das 7h50min. A previsão era iniciar a vacinação no drive-thru às 8h, no entanto, as doses só chegaram à sede do Sindicato Medico do Rio Grande do Sul (Simers) às 9h.
Harry Alziro Sauer, 95 anos, foi o primeiro a chegar ao local, às 6h30min. Ele recebeu o imunizante às 9h16min.
Postos de saúde que vacinarão idosos com mais de 85 anos:
Horário: das 8h às 17h
- US Camaquã (Rua Dr. Jõao Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã)
- US São Carlos (Rua Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia)
- US IAPI (Rua Três de Abril, 90, bairro Passo da Areia)
- US Morro Santana (Rua Marieta Mena Barreto, 210, bairro Santana)
- Clínica de Família Alvaro Difini (Rua Alvaro Diffini, 520, bairro Restinga)
- US Moab Caldas (Rua Gabriel Fialho Camargo, bairro Santa Tereza)
- US Assis Brasil (Avenida Assis Brasil, 6.615, bairro Sarandi)
- US Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27)
- US Modelo (Rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana)
- US Santa Cecília (Rua São Manoel, 543, bairro Santa Cecília)
Drive-thrus para vacinação de idosos:
A vacinação feita nos idosos dentro dos carros ocorrerá até sábado.
- Estacionamento do Simers: Rua Coronel Corte Real, 975, quase esquina com Avenida Ipiranga (acesso dos veículos pela Rua Dário Pederneiras, com saída pela Corte Real). Aberto das 8h às 17h.
- Estacionamento do Hipermercado Big Sertório: Avenida Sertório, 6.600. Aberto das 10h às 17h.