A prefeitura de Porto Alegre alterou o planejamento para imunização dos profissionais de saúde e suspendeu a vacinação que iniciaria nesta quarta-feira (10) no Centro de Saúde IAPI, na zona norte. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira (9) por meio de nota.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a mudança ocorreu “diante das dificuldades para contemplar com justiça e segurança as diversas categorias de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a covid-19”. Ainda segundo o órgão, a imunização destes profissionais segue nos hospitais que receberam doses para as equipes.
A expectativa da prefeitura é realizar a vacinação dos profissionais da saúde no Centro de Saúde IAPI somente quando houver plenas condições de transparência, eliminando a possibilidade de favorecimentos, os chamados fura-filas.
Ainda segundo a secretaria, será realizado um trabalho com as entidades representantes das classes para determinar um processo adequado e a criação de um novo cronograma de vacinação.
Deste último lote de vacinas CoronaVac que foram entregues para a Porto Alegre, 12 mil são destinadas para os profissionais de saúde. Seis mil seriam aplicadas no Centro de Saúde IAPI. No último final de semana, um mutirão de vacinação realizado em vários sindicatos e conselhos ligados aos trabalhadores do setor gerou questionamentos sobre os critérios utilizados para a aplicação das doses.