A vacinação para quem tem 85 anos ou mais será mantida na próxima semana em Porto Alegre. No entanto, a prefeitura ainda não confirma a data para iniciar a imunização em outros grupos de idosos, que estão incluídos na primeira etapa de aplicação no Plano Municipal de Vacinação, apresentado em janeiro. O principal motivo é a indefinição sobre quando um novo lote será enviado e quantas doses serão disponibilizadas.
A expectativa é de que a chegada de novas vacinas ocorra em até duas semanas, ainda no mês de fevereiro. Após a confirmação da quantidade, será possível definir quantos novos grupos poderão ser contemplados. No entanto, a prioridade será concluir a primeira etapa do programa, vacinando idosos que tenham entre 75 e 84 anos.
Até o momento, 128 mil doses foram aplicadas nesse grupo, que contempla, além de idosos, trabalhadores da saúde, idosos em asilos e pessoas com deficiência em instituições, além das populações indígenas e quilombolas. Para terminar a etapa, serão necessárias vacinas para 164.821 pessoas.
— Temos dois fatores determinantes para poder avançar na faixa etária dos idosos. O primeiro é ter as doses. Segundo é ter a autorização do Estado e dos secretários de saúde municipais para ampliar o grupo que será imunizado — relata o diretor da Vigilância Sanitária da Capital, Fernando Ritter.
Ele destaca que as faixas que recebem a imunização são definidas em conjunto pelo Estado e pelos municípios, em uma estratégia uniforme, já que as doses estão sendo recebidas em pequenos lotes. Ritter diz que, caso todos os idosos com mais de 85 anos sejam atendidos e sobrem vacinas, é preciso consultar o Piratini sobre a destinação ou encaminhamento para um novo grupo.
Quem serão os próximos?
A primeira etapa da vacinação em Porto Alegre será encerrada quando a vacinação de idosos com idades entre 75 e 84 anos seja liberada, o que ainda não tem prazo para ocorrer, mas há a expectativa de ser iniciada em fevereiro. A segunda etapa será voltada a pessoas entre 60 e 74 anos.
Assim que o grupo for vencido, será a vez de doentes crônicos, que integram a terceira etapa do plano. A quarta e última etapa de vacinação dos grupos prioritários vai contemplar trabalhadores da Educação, das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população carcerária, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente severa, transportadores rodoviários de carga e trabalhadores do transporte coletivo.
Postos de vacinação e drive-thrus
Neste sábado (13), a vacinação para quem tem mais de 85 anos foi feita apenas em quatro drive-thrus espalhados pela cidade. Como a prefeitura acredita que a maior parte desse público já foi imunizada e o movimento foi tranquilo, apenas um ponto com drive-thru foi confirmado para funcionar na segunda (15) e na terça (16). Será no hipermercado Big, da Avenida Sertório. Na segunda e na terça-feira de Carnaval, todos os postos de saúde da Capital estarão abertos, incluindo os 10 que oferecem as vacinas.