O Governo do Estado publicou novo decreto interditando a faixa de areia das praias, de água salgada ou doce, para evitar aglomerações no feriado de 2 de fevereiro — Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá. O novo regramento determina a interdição "de todas as praias do litoral e das águas internas do Estado do Rio Grande do Sul, das dezoito horas do dia 1º de fevereiro de 2021 às oito horas do dia 02 de fevereiro de 2021".
Na sexta-feira (29), quando divulgou o mapa preliminar do Distanciamento Controlado, o governo já havia alertado para a preocupação com este feriado e o de Carnaval. Desde então, o Gabinete de Crise estava avaliando as sugestões debatidas durante reuniões entre o governador Eduardo Leite e líderes religioso.
No mapa preliminar, o estado tem 11 regiões em bandeira vermelha (risco alto de contágio pelo coronavírus) e 10 regiões com classificação laranja. E a leve melhora nos dados que embasaram a classificação fez o Piratini alertar para a necessidade ainda de reforçar medidas de prevenção.