O agendamento de vacinas contra o coronavírus para idosos acamados ganhou um novo canal de atendimento e agora poderá ser feito pelo WhatsApp em Porto Alegre. As visitas das equipes de atendimento podem ser solicitadas, via mensagem no aplicativo, pelo telefone (51) 99388-0881.
A medida beneficia idosos acima de 60 anos que estejam acamados, com dificuldade de locomoção por deficiência ou imunodeprimidos.
Além disso, o pedido de vacinação pode ser feito pelos canais digitais de atendimento ao cidadão da prefeitura. O aplicativo #EuFaçoPOA, exclusivo para celulares e tablets, e o 156Web Conecta Cidadão, que oferece ainda LiveChat para esclarecimento de dúvidas, são alternativas mais rápidas que o telefone 156, em que há fila de espera, segundo a prefeitura.
Para informações sobre a vacina e cadastro para recebimento da dose, estão disponíveis os e-mails 156poa@portoalegre.rs.gov.br e ouvidoria@sms.prefpoa.com.br, o telefone 136 e o WhatsApp (51) 3289-2656 (ouvidoria SUS da Secretaria Municipal da Saúde).
É necessário ter em mãos o número do CPF. Os demais dados para o cadastro são o nome do paciente, a data de nascimento, a confirmação da condição de acamado, se há dificuldade de locomoção e se conta com auxílio de cuidadores.
Quem pode se vacinar
Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência, com mais de 60 anos e acamados ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.