A prefeitura de Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado, determinou lockdown no município durante o próximo final de semana na tentativa de frear a contaminação por coronavírus. As medidas mais rígidas de distanciamento social irão valer a partir das 21h30min de sexta-feira (24) até as 6h de segunda-feira (27). Durante esse período, apenas o hospital, as farmácias e os postos de combustíveis (apenas para abastecimento) estarão funcionando — supermercados deverão permanecer fechados. O decreto deve ser publicado nesta sexta.
De acordo com o prefeito do município, Márcio Amaral, a medida foi tomada "diante da situação de extrema preocupação" com a doença na localidade. Nesta semana, dois óbitos foram registrados, totalizando nove mortes. Há ainda 173 casos confirmados da doença.
— Tivemos um pico bem acentuado nos últimos dias de casos confirmados e de hospitalizações. Tínhamos previsto fazer o fechamento do comércio apenas durante o domingo, mas, durante essa tarde, recebemos a informação de que estamos com 100% dos leitos ocupados. Então, entendemos que precisamos de uma medida mais drástica.
O chefe do Executivo afirmou ainda que entende que dois dias de fechamento do comércio faz "pouca diferença", mas que é preciso "chamar a atenção das pessoas":
— Nós vemos que a população está bem preocupada pelos aumentos nos últimos dias, mas parte dela ainda não está entendendo a seriedade do problema infelizmente.
O anúncio foi feito junto da secretária de saúde local, Bianca Casarotto, e da responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Michael.
No sistema de distanciamento controlado, Alegrete está sob a bandeira laranja, de risco médio para o coronavírus. O mapa preliminar colocou o município sob bandeira vermelha, mas o Piratini aceitou recurso.