Moradores de baixa renda de Porto Alegre que tenham teste positivo para o coronavírus terão local destinado pela prefeitura para cumprirem o isolamento. O Centro de Acolhimento e Isolamento Social (Cais) está sendo montado no prédio da Escola Estadual Marechal Mallet, na Vila Jardim, zona norte da Capital. O terreno onde funcionava a escola pertence ao município. O local deve entrar em operação a partir da próxima segunda-feira (20).
O prefeito Nelson Marchezan visitou, nesta segunda-feira (13), as obras do espaço. O centro vai funcionar 24 horas como local de acolhimento temporário. Os residentes serão acompanhados por de uma equipe de assistentes sociais, enfermeiros e cuidadores e terão cuidados médicos via telemedicina. Também receberão roupas e cinco refeições por dia.
O espaço terá capacidade para abrigar, inicialmente, cem pessoas. A iniciativa é uma parceria entre prefeitura de Porto Alegre e Fundação Itaú para Educação e Cultura, por meio do programa Todos pela Saúde. A capital gaúcha é a primeira cidade do sul do país a receber o projeto.
O custo total é de R$ 3,5 milhões, que serão subsidiados pela instituição, assim como as equipes que irão trabalhar no novo espaço. O acordo de cooperação tem validade de três meses, podendo ser prorrogado.
Confirma os critérios para atendimento
- Teste RT-PCR positivo
- Não ter possibilidade de isolamento adequado em casa
- Ser encaminhado por um profissional de saúde
- Residir com pessoas do grupo de risco ou com idosos com mais de 60 anos
- Residir com pessoas com comorbidades: HIV, tuberculose, gestantes e lactentes, pessoas com câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica, obesos, cardiopatas, diabéticos, hipertensos, com insuficiência renal grave ou outras doenças relacionadas à imunossupressão