A taxa de isolamento social em Porto Alegre caiu cinco pontos percentuais entre terça (7) e quarta-feira (8), mas a cidade segue com o melhor resultado entre todas as capitais brasileiras. No segundo dia com restrições mais rígidas, 45% das pessoas ficaram em casa, segundo dados da empresa Inloco — a meta da prefeitura para frear a evolução do coronavírus é de pelo menos 55%. Teresina (Piauí), Rio Branco (Acre) e Salvador (Bahia) vêm na sequência, com 42%, e Palmas (Tocantins) segue com o pior índice: apenas 33% de isolamento.
Bruno Miragem, secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre, acredita que as condições climáticas sejam a principal justificativa para a redução — embora na quarta também tenha chovido. As expectativas se voltam agora para o resultado do isolamento desta quinta-feira (9), que será conhecido na sexta (10). Isso porque os vales-transporte dos trabalhadores de setores com atividades suspensas foram bloqueados nesta madrugada.
— A partir de hoje que vai ser o nosso grande desafio, porque se completam todas as medidas de restrição. Agora vamos ver se, de fato, essas medidas estão tendo adesão — afirmou.
Segundo a prefeitura, 130 mil trabalhadores são afetados pelo bloqueio de cartões TRI e SIM — eles são registrados em empresas de serviços considerados não essenciais. A medida vale tanto para os ônibus, quanto para o Trensurb. Pela manhã, GaúchaZH circulou por paradas e terminais e constatou que o movimento estava bem baixo.
Miragem espera que a medida reflita na taxa de isolamento, mas apela para a conscientização dos moradores, independentemente das medidas restritivas:
— Todo o esforço é para que pessoas não circulem. Não adianta restringir um modo e a pessoa buscar alternativas de transporte sem ter necessidade.
Ele destaca que as equipes de fiscalização seguem na rua. Entre terça e quarta, 433 estabelecimentos foram fiscalizados, 13, autuados e 12, interditados.
Como funciona o cálculo da taxa de isolamento
O Índice de Isolamento Social da empresa Inloco usa tecnologia de geolocalização. As estatísticas levantadas pela ferramenta representam a movimentação de cerca de 540 mil usuários de celular de Porto Alegre em todas as regiões da cidade. Existe uma tolerância de 450 metros — as pessoas podem até se movimentar, mas em um raio muito curto.
O medidor sempre mostra dados das últimas 24 horas. Por isso, o balanço desta quinta será conhecido apenas na sexta (10).
Índice de isolamento das capitais na quarta-feira (8)
- Porto Alegre: 45%
- Teresina: 42%
- Rio Branco: 42%
- Salvador: 42%
- Porto Velho: 41%
- Curitiba: 41%
- Florianópolis: 41%
- Macapá: 40%
- Fortaleza: 40%
- Natal: 40%
- Cuiabá: 40%
- São Paulo: 40%
- João Pessoa: 39%
- Aracaju: 39%
- Rio de Janeiro: 39%
- Recife: 39%
- Manaus: 39%
- Vitória: 39%
- Brasília: 39%
- Belo Horizonte: 38%
- Maceió: 38%
- Belém: 38%
- Goiânia: 37%
- Boa Vista: 37%
- São Luís: 37%
- Campo Grande: 37%
- Palmas: 33%
* Dados da empresa Inloco desta quarta-feira (8)