A partir desta terça-feira (7), quem estacionar em uma das 5 mil vagas da Área Azul de Porto Alegre entre 7h e 19h será multado em R$ 195,23, receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e terá o veículo removido. A fiscalização será feita pelos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A medida está no decreto publicado pela prefeitura da Capital, com regras mais rígidas de distanciamento social.
Segundo o novo texto, a empresa responsável pelos parquímetros irá suspender a venda on-line, presencial e demais modos de aquisição de créditos e tíquetes para o estacionamento rotativo. Apenas as vagas nas proximidades de hospitais e estabelecimentos públicos de saúde seguirão funcionando sem restrições. Nesses locais, os parquímetros permanecerão funcionando.
Antes do decreto, os veículos poderiam ficar estacionados no mesmo local pelo período máximo de duas horas. Para quem trabalha com entregas em domicílio, a EPTC orienta observar a sinalização do local. Onde há permissão para carga e descarga não se aplica as regras da área azul.
Os estacionamentos públicos estão fechados desde o último sábado (4). Quem infringir os bloqueios receberá multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.