A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta segunda-feira (22) que vai começar a multar estabelecimentos que descumpriram o último decreto de distanciamento social devido à covid-19 a partir desta terça-feira (23). A informação é do secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Miragem.
Conforme o secretário, nesta segunda, as ações de fiscalização buscaram orientar lojistas e estabelecimentos. Entretanto, interdições foram feitas. A partir desta terça-feira, caso um estabelecimento descumpra as determinações, será interditado e autuado.
— Hoje, como é o primeiro dia desse decreto, e até para conhecimento das regras do governo do Estado, o trabalho é de que a fiscalização atuasse firme para interditar e orientar os estabelecimentos. Amanhã, se seguirem abertos, esses espaços serão até multados — disse.
Nesta segunda-feira, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizaram ações no centro da cidade. O número de espaços fechados não havia sido confirmado.
Lojistas em dúvida
As atualizações nos decretos do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre têm gerado confusão entre lojistas e donos de estabelecimentos. Lisiane Barbosa é dona de uma loja de bolsas e mochilas próximo ao Largo Glênio Peres. Ela fechou as portas nesta tarde sem saber se deveria ou não tomar essa atitude.
— Eu vi o pessoal da fiscalização fechando alguns locais aqui na volta. E não sei se posso ou não posso. Estamos completamente perdidos. Uma hora pode uma coisa e outra já não pode mais — disse ela, enquanto se preparava para fechar as portas.
Dono de um restaurante na Rua dos Andradas, Vilmar Federize afirmou que as alterações dificultam o planejamento.
— A gente já está demitindo. A gente queria uma certeza. A partir de hoje, podemos trabalhar só até as 17h, depois é só pegue e leve. Dos 18 funcionários, já saíram nove — lamentou.