O Hospital Santa Ana, localizado na zona sul de Porto Alegre, confirmou que 25 profissionais foram diagnosticados com coronavírus após a realização de testes. O surto foi constatado pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Capital. Do total de casos confirmados, 24 profissionais estão em isolamento domiciliar e um está internado em outro hospital da Capital.
De acordo com Associação Educadora São Carlos, que mantém a instituição, outros funcionários também estão sendo testados, mas não há comprometimento no funcionamento das operações.
A mantenedora afirma ainda, por meio de nota, que profissionais com sintomas gripais têm sido afastados das atividades, mesmo sem confirmação para covid-19, como medida de precaução. O hospital tem 500 trabalhados e 49 estão afastados - nem todos são da equipe assistencial.
O hospital confirmou que 13 profissionais que testaram positivo para a covid-19 estão retornando ao trabalho entre esta quinta-feira (4) e o domingo (7). Eles estão liberados após cumprirem o período de quarentena.
A instituição também confirmou que, desde o início da pandemia, houve dois casos de pacientes confirmados com coronavírus. Porém, seguindo o plano de contingência da Secretaria Estadual da Saúde, foram encaminhados para outra unidade hospitalar de Porto Alegre, visto que o Hospital Santa Ana não recebe pacientes com covid-19.
A Associação Educadora São Carlos afirma que provê equipamentos de proteção individual a todos os profissionais do Hospital Santa Ana, além de promover capacitação permanente e orientação para o uso adequado desses recursos.