A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) divulgou nesta terça-feira (23) que decidiu manter até 25 de julho a suspensão dos cortes no fornecimento de água para consumidores que não realizarem o pagamento da fatura mensal. Na segunda (22), a empresa ainda não havia definido sobre os cortes para inadimplentes, e a suspensão estava prevista para deixar de valer na quinta-feira (25).
Apesar de mantida a suspensão de cortes, a conta será entregue normalmente e os prazos para pagamento não serão modificados, ocasionando em cobrança de juros e multas correspondentes no caso de inadimplência. Além disso, a companhia definiu que não irá realizar a cobrança da tarifa social dos usuários de baixa renda, abrangendo inclusive as faturas do mês seguinte.
Atualmente, a Corsan tem 41,7 mil famílias inscritas no cadastro da tarifa social. O regramento para inscrição do benefício pode ser consultado neste link. A inscrição deve ser solicitada pelo call center ou mediante agendamento prévio, em atendimento presencial nos escritórios da Corsan nos municípios.
Este é o quarto mês que a empresa mantém as medidas, que têm o objetivo de auxiliar os clientes a enfrentar os efeitos econômicos causados pela pandemia.