O Rio Grande do Sul registrou, nesta quinta-feira (18), 19 óbitos devido ao coronavírus, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde. Esse é o maior número de mortes divulgadas pela pasta em um único dia.
No entanto, nem todas elas ocorreram em um intervalo de 24 horas. O recorde de mortes em um dia, desde o início da pandemia, foi no último sábado (13), em que foram registrados 17 óbitos no Rio Grande do Sul. Até o momento, 406 mortes foram contabilizadas devido a doença no RS.
Também nesta quinta, foram confirmados 721 novos casos de coronavírus no Estado. No total, são 17.822 casos.
O número estimado de pacientes recuperados é de 14.290 (80% dos casos).
Os óbitos são de residentes dos seguintes municípios:
- Alvorada (homem, 57 anos)
- Camaquã (homem, 76 anos)
- Canoas (homem, 81 anos)
- Dois Irmãos (mulher, 82 anos)
- Encantado (homem, 80 anos)
- Esteio (mulher, 68 anos)
- Jaguari (mulher, 60 anos)
- Lindolfo Collor (mulher, 62 anos)
- Manoel Viana (mulher, 43 anos)
- Novo Hamburgo (mulher, 55 anos)
- Planalto (homem, 82 anos)
- Porto Alegre (homem, 61 anos)
- Porto Alegre (homem, 81 anos)
- São Valentim (homem, 63 anos)
- Soledade (homem, 51 anos)
- Três Cachoeiras (mulher, 90 anos)
- Viamão (homem, 44 anos)
- Viamão (homem, 53 anos)
- Viamão (homem, 66 anos)
As vítimas
Em Porto Alegre, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou o falecimento de dois homens, com idades de 81 e 61. O mais velho morreu nesta quarta-feira (17) no Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde estava internado desde 3 de junho. Segundo a prefeitura, ele era diabético e hipertenso. Já a vítima mais nova, testou positivo para covid-19 no dia 14 de junho, mas não estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ele foi até a instituição para consultar nesta quinta-feira e evoluiu para óbito. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem era diabético e hipertenso.
A prefeitura de Alvorada confirmou que o falecimento ocorreu nesta quinta-feira. O homem era morador do bairro Jardim Alvorada e estava hospitalizado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Já em Canoas, o município apenas informou que a morte ocorreu na quarta-feira e que a vítima estava internada no Hospital Universitário.
Em Esteio, a prefeitura divulgou que a quinta morte foi de uma senhora que residia em um asilo. Ela estava internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e tinha histórico de Alzheimer, cardiopatia e hipertensão. Já em Novo Hamburgo, a 10ª morte ocorreu nesta quarta-feira. Segundo a prefeitura, a vítima residia no bairro Liberdade e estava internada em um hospital da rede privada do município. Ela tinha doença cardíaca e diabetes.
Na cidade de Camaquã, o paciente deu entrada no Hospital de Camaquã em 14 de junho e o óbito foi registrado no dia seguinte, de acordo com a prefeitura. A confirmação para covid-19 ocorreu nesta quinta-feira.
Em Dois Irmãos, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a vítima estava internada desde o início do mês de junho em hospital da rede particular de Novo Hamburgo e veio a óbito na última quarta-feira (17). Ela apresentava várias comorbidades. Na cidade de Encantado, o município informou apenas que o idoso estava internado em um hospital de Lajeado.
A prefeitura de Jaguari informou apenas que a mulher da cidade que morreu por coronavírus estava internada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo de Santa Maria. Ela foi a óbito nesta quarta-feira. Em Lindolfo Collor, a primeira morte no município foi uma mulher de 62 anos, que deu entrada na emergência do Hospital São José, em Ivoti, e morreu nesta quarta-feira, segundo a prefeitura.
Já em Manoel Viana, a confirmação para coronavírus da vítima fatal ocorreu somente nesta quinta-feira. Segundo o executivo municipal, a paciente tinha problemas de saúde e realizava tratamento fora do município. Ela estava internada na Santa Casa de Alegrete, e foi diagnosticada com resultado positivo para o vírus no primeiro teste e negativo na segunda testagem, levando a unidade hospitalar a recorrer ao teste laboratorial.
A Secretaria Municipal de Saúde de Soledade divulgou apenas que a vítima estava há mais de 30 dias internada em um hospital de Passo Fundo. É o primeiro óbito registrado na cidade.
As prefeituras de Planalto, São Valentim, Três Cachoeiras e Viamão não divulgaram informações a respeito das vítimas.