O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta terça-feira (16), a revisão das bandeiras vermelhas atribuídas às regiões de Santa Maria e de Santo Ângelo. Após ouvir argumentos dos prefeitos dessas regiões, o Piratini coloca essas zonas novamente sob a bandeira laranja, que aponta risco médio e permite que o comércio e a indústria, entre outros setores da economia, permaneçam abertos, respeitando uma série de medidas de segurança.
A zonas de Uruguaiana e da Serra não conseguiram apresentar indicadores para reverter o quadro de bandeira vermelha e continuam com o nível de restrição mais elevado.
O anúncio do governo ocorre após o clima beligerante entre o Piratini e os prefeitos das quatro regiões que receberam a bandeira vermelha na última atualização. Na segunda-feira (15), as partes se reuniram para tentar chegar em acordo após integrantes das áreas da Serra e da Fronteira Oeste contrariarem a determinação do governo estadual.
O governador explicou que a área de Santa Maria conseguiu a revisão graças à inclusão de sete novos leitos de UTI que não estavam na última atualização do modelo estadual. Na região de Santo Ângelo, a estabilização de internações ajudou na mudança do cenário.
Leite também anunciou que o Estado vai mudar o formato de atualização do modelo de distanciamento controlado contra o coronavírus. Agora, os dados que servem como base para o sistema de bandeiras serão agrupados na quinta-feira, consolidados na sexta-feira e enviados aos municípios, que poderão contestar a posição do governo. Em seguida, o gabinete de crise se reunirá às segundas-feiras para avaliar as alegações. Na mesma data, a atualização final deve ser divulgada e começa a valer a partir de terça-feira.
— Não faz nenhum sentido nos apegarmos a um formalismo tamanho que vai gerar repercussão tão pesada na vida das pessoas e por mero capricho técnico nós ficamos presos nos dados da forma errada que venham a ter sido lançados — disse Leite em transmissão ao vivo.
Até o momento, a revisão era informada aos sábados e começava a valer a partir das segundas-feiras.
Segundo o governo, o novo modelo de divulgação dos dados começa parcialmente nesta semana. A próxima rodada de revisão ainda será divulgada no sábado (20), mas o prazo para eventuais recursos por parte das regiões será aberto até segunda-feira (22). A atualização será válida somente a partir da terça-feira. Na semana seguinte, o novo formato começa a valer integralmente.