Após mais de 50 dias fechado, o Bourbon Shopping Novo Hamburgo reabriu, às 10h desta sexta-feira (15). A retomada do funcionamento foi autorizada por decreto da prefeitura do município do Vale do Sinos, além de estar liberada pelo governo do Estado — o município foi classificado pela bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado.
Em esquema especial, o retorno do funcionamento foi acompanhado de uma série de regras. Clientes só podem acessar o empreendimento após terem a temperatura testada por um termômetro infravermelho e o uso de máscaras é obrigatório. Funcionários também orientam a utilização de álcool gel logo na porta de entrada.
Nas primeiras horas da retomada, o movimento foi tímido. Poucos clientes circularam pelos corredores, e a maioria das lojas seguia de portas fechadas. Funcionários comentaram que muitos comerciantes ainda não conseguiram se reorganizar para a reabertura — houve suspensão de contratos de trabalho de vendedores, por exemplo.
A reabertura de shoppings e centros comerciais está autorizada desde segunda-feira (11) nos municípios classificados pelas bandeiras amarela e laranja no decreto de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (14), o Palácio Piratini publicou uma portaria definindo as normas para o funcionamento.
As prefeituras, no entanto, têm autonomia para determinar medidas mais restritivas do que as estaduais. O funcionamento seguia suspenso em Novo Hamburgo, mas na terça-feira (12) a prefeitura definiu pela reabertura.
No Bourbon Shopping, o horário de atendimento está reduzido. Funcionará das 10h às 20h e, aos finais de semana, das 14h às 20h.
Localizado às margens da BR-116, o I Fashion Outlet também retomou suas atividades nesta sexta-feira, a partir do meio-dia. Além do horário reduzido, das 12h às 20h, a entrada só é permitida com uso de máscara e se o cliente estiver com a temperatura corporal igual ou inferior a 37,8ºC.