O governo gaúcho formalizou nesta quarta-feira (6) acordo que vai permitir o recebimento de dados de localização de usuários das quatro operadoras de telefonia celular que atuam no Estado. O objetivo é acompanhar o deslocamento da população e identificar possíveis focos de aglomeração. As análises irão oferecer subsídios para que as medidas de distanciamento social, usadas como prevenção à pandemia de coronavírus, sejam ampliadas ou flexibilizadas.
A parceria com as empresas Vivo, Claro, Oi, e TIM não terá custos ao Piratini. As informações repassadas não irão identificar os usuários, e sim oferecer as bases para mapas de calor – representação gráfica dos pontos em que há maior concentração de pessoas.
— Desde o início da nossa mobilização diante da pandemia, as ações que implementamos sempre se basearam em indicadores, em evidências científicas, ao que agora se soma o acompanhamento da mobilidade por meio das antenas de celular — disse o governador Eduardo Leite, em transmissão pela internet nesta quarta-feira (6).
O acesso será às informações obtidas a partir das antenas de telefonia. Cada vez que o usuário passa por esses equipamentos, um registro é gerado pelo aparelho celular.
Servidores da área de planejamento e tecnologia realizaram treinamentos online para o uso das informações. No governo federal, os dados também já foram disponibilizados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.