Segunda cidade catarinense com mais casos de covid-19, Blumenau está rastreando cada um dos seus infectados por um aplicativo de celular. Desde o final de semana, quem testar positivo precisa baixar o Pronto Mobile. A cada duas horas, o app envia perguntas sobre o estado de saúde e o paciente tem no máximo 15 minutos para responder.
No momento em que responde às perguntas, a localização é rastreada. Se a pessoa ultrapassar um raio de 15 metros do endereço informado à Vigilância Epidemiológica, receberá um telefonema da equipe de saúde. E, dependendo da situação, poderá receber uma visita. A cidade de 357 mil habitantes tem 243 casos da doença e uma morte. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, a maior parte dos contaminados têm entre 20 e 59 anos:
— A determinação é para ficarem em casa. É também responsabilidade deles não levar a doença adiante. Por enquanto, esse número de casos ainda não está se refletindo em internação hospitalar. Nosso foco é testar e isolar.
O Pronto Mobile já era utilizado para agendar consultas e agora está focado no monitoramento da covid-19. Todos as pessoas que se contaminaram antes da medida, estão cadastrados nele. Quem não tiver como baixar o aplicativo vai receber ligações e visitas a qualquer momento do dia, sem aviso prévio.
O governo de Santa Catarina liberou a abertura dos shoppings em 22 de abril. No mesmo dia, Blumenau registrou grande movimentação de adultos, crianças e idosos sendo recebidos ao som de um saxofonista e palmas dos lojistas no Neumarkt Shopping. De acordo com o prefeito, a partir dali os casos se multiplicaram na cidade. Na data da liberação dos shoppings, eram 98 casos da doença na cidade, agora chegam a 243.
— Aumentou o contato, cresceu o contágio. Também tivemos diminuição da subnotificação, com mais testes sendo feitos - diz.
Na avaliação do prefeito, a baixa letalidade e o pouco agravamento dos casos da doença no município fazem com que a apreensão da população a respeito dos riscos diminuía:
— Sentimos que metade das pessoas seguem muito preocupadas, mas outros 50% precisam ser monitoradas e é devemos reiterar a todo momento a necessidade de tomar cuidado.
A prefeitura montou um ambulatório para atendimento exclusivo de casos de covid-19 na Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest. Outros sete ambulatórios menores estão sendo construídos nos bairros.