Porto Alegre registrou o primeiro surto de coronavírus em uma casa de idosos da cidade. Dos 13 residentes do local, 12 testaram positivo para a covid-19.
Segundo nota divulgada pela prefeitura, uma funcionária do local apresentou sintomas e teve diagnóstico positivo para a doença. A partir disso, os moradores e funcionários foram testados, ainda na sexta-feira (22). Os resultados foram conhecidos na noite deste domingo (24).
Dentre os idosos, dois foram transferidos para instituições hospitalares porque apresentavam sintomas de coronavírus. Um deles foi para o Hospital Vila Nova, e outro, para o Hospital Moinhos de Vento. Os dois tiveram a coleta para exame feita pelos hospitais – apenas o do Moinhos de Vento foi confirmado por enquanto.
Os 11 residentes que ainda se encontravam na instituição foram avaliados pela equipe de Atenção Primária de referência e estão sendo remanejados. Segundo a prefeitura, a preferência é que os familiares de pessoas com quadros leves os acolham para evitar que os mesmos precisem ficar internados em hospitais. Os que apresentarem sintomas graves serão levados aos hospitais de Clínicas ou Conceição.
Dos nove funcionários, quatro tiveram diagnóstico positivo, e três, negativo. Um foi inconclusivo e outro continua em análise.
Em nota, a prefeitura informou que “as instituições de longa permanência são uma prioridade para investigação de casos de covid-19, visto a vulnerabilidade dos seus residentes”. O nome do local não foi informado. Segundo o Executivo, a casa não possui alvará de saúde válido, mas o processo de liberação está em tramitação.