O município de Passo Fundo, no norte do Estado, tem mais uma casa de idosos com surto de coronavírus, o terceiro caso confirmado em uma instituição de longa permanência de idosos (ILPIs) na cidade.
O surto foi constatado na sexta-feira (22). A Casa Santa Catarina teve oito casos de idosos doentes, sendo que cinco estão internados devido a condições prévias.
Segundo a prefeitura, todos os idosos foram testados assim que um trabalhador teve diagnóstico positivo para a doença. Ele está afastado. Esta é considerada a provável origem do contágio dos residentes.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as ILPIs estão sendo monitoradas constantemente e que quaisquer sintomas em idosos ou trabalhadores precisam ser notificados imediatamente. Todos os procedimentos também estão sendo acompanhados pelo Ministério Público.
Na casa, os idosos positivos foram isolados e estão sendo acompanhados. Eles também vão passar por exame qualitativo para imunoglobulinas a fim de identificar a fase da doença em cada um.
Outras duas instituições já haviam registrado surto na cidade: o Lar Nossa Senhora da Luz, com duas mortes, e o Residencial Geriátrico Solar Santa Tereza, com um óbito. Os dois seguem sendo acompanhados pelo Executivo. As casas garantem que adotaram medidas de prevenção.
Passo Fundo tem 481 casos e 29 mortes por coronavírus, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde atualizado até a manhã desta segunda-feira (25).
A reportagem de GaúchaZH não conseguiu contato direto com a Casa Santa Catarina. Uma nota publicada na página do Facebook do local confirma o diagnóstico positivo de idosos e de um colaborador, mesmo que todos os cuidados estivessem sendo adotados rigorosamente. Conforme a casa, o funcionário está afastado e não tem data definida para o retorno ao trabalho (leia a íntegra do texto abaixo).
A nota diz ainda que todos os idosos residentes estavam assintomáticos e acompanhados pela equipe médica em tempo integral. Os que apresentaram sintomas foram encaminhados para atendimento hospitalar. A instituição ainda informa que segue acompanhando o quadro clínico dos pacientes e dando suporte e informações aos familiares.
Leia, na íntegra, a nota publicada pela Casa Santa Catarina
“A Casa Santa Catarina, há mais de uma década, se dedica ao cuidado do Idoso e a preservação da sua história de vida, seus laços, sua família e sua saúde. Essa é a nossa razão de existir. Apesar de estarmos adotando rigorosamente todos os cuidados determinados pelas autoridades sanitárias, comunicamos que 8 pacientes nossos e 1 colaborador (que se encontra afastado e sem data definida de retorno ao trabalho) testaram positivo para COVID-19. Os testes foram realizados por nossa solicitação à Secretaria Municipal de Saúde.
Importante destacar que todos os idosos residentes estavam assintomáticos e acompanhados, em tempo integral, pela equipe médica e de assistência da instituição. Aqueles que apresentaram sintomatologia, ainda que leve, seguindo rigorosamente os protocolos de controle de infecção estabelecidos pelas autoridades, foram encaminhados para atendimento hospitalar. Até o momento, todos estão devidamente isolados, com ampla assistência médica e, sobretudo, não apresentam sintomas graves.
Neste momento tão delicado da pandemia, a Casa Santa Catarina informa, ainda, que, antes mesmo das regulamentações serem expedidas pelas autoridades sanitárias, desde meados de março/2020, a instituição restringiu visitas e aplicou todas as medidas de proteção e isolamento conforme as normativas recebidas dos órgãos de saúde, também documentando todos os procedimentos adotados, tais quais foram verificados pelo Núcleo de Vigilância Sanitária de Passo Fundo.
Esclarecemos, por fim, que seguimos acompanhando a evolução clínica dos pacientes, em contato constante com a equipe médica responsável pelos pacientes, bem como dando todo o suporte e informações aos familiares, os quais têm demonstrado amplo apoio à Instituição.
Estamos à disposição para todos os esclarecimentos que se fizerem necessários e desejamos pronto restabelecimento para os nossos residentes.
Atenciosamente,
A Equipe da Casa Santa Catarina”