A Trensurb divulgou nesta quinta-feira (30) que, a partir de sexta (1º), será obrigatória a utilização de máscaras de proteção para usuários dos trens. A regra é válida a partir desta sexta-feira (1º). A empresa, no entanto, não estabelece como será a fiscalização dos passageiros. A recomendação para o uso das máscaras já estava ocorrendo nos trens e nas estações.
O uso de máscaras caseiras em locais públicos é recomendado pelo Ministério da Saúde e tem sido adotado como medida preventiva à transmissão do coronavírus. No entanto, não garante que o contágio será evitado.
Nesta quinta, o governo do RS anunciou que passageiros do transporte público urbano são obrigados a usar máscaras. A medida também vale para táxis e aplicativos de transporte.
Conforme o governador, a regra se alinha com o que já estava previsto em Porto Alegre, por exemplo. No último dia 22, um decreto da prefeitura da Capital proibiu que passageiros embarquem em ônibus sem o equipamento.
Em São Paulo, o governador João Doria e o prefeito Bruno Covas também optaram pela medida, anunciada na quarta-feira (29). O decreto prevê veto a passageiros caso estejam sem máscara. Pela regra, eles serão advertidos, e as empresas serão passíveis de multa.
Além desta medida, Leite anunciou outras ações, como a prorrogação da suspensão de aulas nas escolas públicas estaduais até junho.