A portaria editada nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) define novas regras de prevenção ao coronavírus para atividades comerciais e de serviços em municípios que estão autorizadas a abrir as portas, conforme determinação do governo do Estado.
Entre as medidas, a recomendação do uso de máscaras, proibição de uso de cabines para clientes experimentar roupas, manter janelas e portas abertas para renovação de ar, permitir ingresso de pessoas com limite de até 50% da capacidade dos estabelecimentos e evitar aglomerações.
As medidas valem para estabelecimentos localizados em municípios com menores registros de casos da covid-19, fora da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Nessas cidades, as atividades poderão funcionar respeitando decretos das prefeituras e as medidas de segurança sanitária da portaria que deve ser divulgada até o final do dia.
Em ao menos nove municípios gaúchos, os prefeitos obrigaram o uso de máscaras caseiras. As de modelos cirúrgicos devem ser reservadas, preferencialmente, para profissionais de saúde.