Em uma medida que pretende evitar a disseminação do coronavírus, o uso de máscaras de proteção se tornou obrigatório desde sexta-feira (17) para moradores da cidade do Rio de Janeiro, seguindo uma determinação do prefeito Marcelo Crivella. A medida vale para todas as pessoas que saírem de casa, independentemente da idade e se pertencem ou não a grupos de risco.
O Rio não é o primeiro local a determinar o uso obrigatório de máscaras. Em Belo Horizonte, quem passar pelas ruas e estabelecimentos do município a partir de quarta-feira (22) vai ter que usar máscara. A proteção passa a ser obrigatória depois de determinação do prefeito Alexandre Kalil (PSD), por meio de decreto publicado nesta sexta-feira (17), e seguirá em vigor por prazo indeterminado.
Em Santa Catarina, a medida é mais ampla, atingindo todo o Estado. O governador Carlos Moisés (PSL) publicou no Diário Oficial do Estado também da última sexta-feira que os estabelecimento em Santa Catarina devem assegurar que todas as pessoas que entrem nesses locais higienizem as mãos com álcool gel e estejam usando máscaras. A fiscalização fica a cargo da Vigilância Sanitária e punições estão previstas. A portaria determina o uso de máscara obrigatório às pessoas que adentrarem os estabelecimentos que estão em funcionamento.
Conforme especialistas, o uso das máscaras é importante porque reduz as chances de contágio da covid-19. No entanto, para usar o acessório de forma correta, e assim garantir a sua eficácia, é necessário ficar atento a alguns cuidados. Confira: