O governo de Santa Catarina passa a permitir a retomada das atividades de trabalhadores liberais e autônomos a partir desta segunda-feira (6). A autorização foi publicada no Diário Oficial de domingo (5), depois de cerca de 20 dias de quarentena para tentar conter o avanço do coronavírus.
A volta ao trabalho é autorizada para profissionais da saúde como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, além de profissionais de atividades ligadas à saúde, como assistentes sociais e educadores físicos. Profissionais liberais em geral, como advogados, contadores, administradores, cozinheiros, faxineiras, empregadas domésticas, entre outros, também podem retornar.
Espaços como clínicas e consultórios e escritórios em geral podem abrir as portas, desde que não estejam sediados em shoppings, centros comerciais ou galerias. Também é necessário que o atendimento nesses lugares seja organizado de forma a evitar aglomeração de clientes.
O funcionamento de shoppings e do comércio em geral segue proibido. Em Santa Catarina, o transporte público parou de funcionar.
De acordo com o governador Carlos Moisés da Silva, a decisão de permitir o retorno de parcela dos profissionais foi tomada com base em critérios técnicos, após considerações feitas pelas entidades empresariais de Santa Catarina e com regras estipuladas pela Secretaria de Estado da Saúde.
Em um vídeo, o governador Carlos Moisés da Silva também atualizou o número de infectados pela covid-19. São 379 pessoas infectadas, 23 a mais do que o número divulgado no sábado (4). O número de mortes se manteve o mesmo: dez pessoas morreram pela doença em Santa Catarina. Florianópolis segue como a cidade com mais casos de contaminados, com 94 registros.