A Secretaria Estadual da Saúde (SES) pretende divulgar estatísticas relacionadas a pacientes curados da covid-19 assim que receber todas as informações dos hospitais públicos e privados. A estimativa é de que isso ocorra ainda nesta semana. Até o momento, são divulgados casos confirmados, número de óbitos e os municípios em que foram feitos os registros. No site da SES, é possível acessar mapas e gráficos com dados estaduais e também comparativos com números de outros Estados.
Segundo a pasta, o governo desenvolveu uma ferramenta que permitirá que os hospitais preencham as informações sobre taxa de ocupação, número de respiradores e de pacientes internados com suspeita ou confirmação de coronavírus.
A partir do preenchimento, que já começou a ser feito no final de semana, o Estado tornará público mais esses dados no chamado mapa digital, nesse link.
Na quarta-feira (8), o governador Eduardo Leite editou decreto em que constam as obrigações das instituições hospitalares.
– O hospital que recebe paciente com sintomas de síndrome respiratória terá todos os cuidados necessários, tratando-se ou não de caso de coronavírus. No entanto, para o Estado, é imprescindível termos o controle de internações. Só assim teremos a noção exata da evolução da doença e poderemos adaptar nossas políticas públicas – ponderou Leite na oportunidade da assinatura do decreto.