A prefeitura de Canoas publicou decreto que permite parcialmente a abertura de academias. Segundo o prefeito Luiz Carlos Busato, o serviço é considerado essencial porque está relacionado à área da saúde e envolve profissionais como fisioterapeutas. No entanto, não serão permitidos aglomerações e contato físico.
—Não vamos permitir atividades com contato, como jiu-jítsu — detalhou o prefeito.
O decreto publicado na sexta-feira (17) obriga funcionários de academias a utilizar máscaras. Além disso, as academias de Canoas não poderão atender clientes dos grupos de risco e todos os atendimentos deverão ocorrer com agendamento. As janelas dos estabelecimentos devem permanecer abertas e as mãos de clientes e funcionários precisam ser higienizadas com álcool em gel 70%.
Além disso, conforme Busato, um professor poderá atender no máximo três alunos com distanciamento de dois metros entre si. Não poderão ser divididos equipamentos.
O prefeito afirmou à reportagem de GaúchaZH que está em diálogo com outros gestores municipais, que estão adotando medidas semelhantes, como Novo Hamburgo. Segundo Busato, o novo decreto não descumpre as determinações do governo estadual, que restringe a abertura do comércio não essencial em 34 cidades da Região Metropolitana.
Flexibilização do horário de restaurantes
A prefeitura de Canoas também flexibilizou o horário de funcionamento de restaurantes. Agora, os estabelecimentos poderão operar até as 23h, durante todos os dias da semana. Anteriormente, era até as 21h. O álcool e a música seguem proibidos.