O pagamento de R$ 600 de auxílio emergencial tem gerado insatisfação de beneficiários que não conseguem movimentar o valor. A reportagem de GaúchaZH recebeu diferentes relatos de pessoas que não conseguem acessar o aplicativo Caixa Tem.
O aplicativo é usado pelos trabalhadores que não têm conta em banco ou não deram essa informação na hora de fazer o cadastro. Para que essas pessoas possam receber, a Caixa Econômica Federal (CEF) criou para eles uma conta poupança digital gratuita. A movimentação desta conta é feita por meio do app Caixa Tem – o saque só será liberado no dia 27, de acordo com a data do aniversário.
Ouvinte da Rádio Gaúcha, a moradora de Alvorada Marli Teresinha David, 57 anos, enviou mensagem em busca de ajuda. Ela é diarista e está sem trabalhar há mais de um mês. O marido é motorista de aplicativo e, por ser do grupo de risco, diminuiu o número de corridas. Eles tiveram a aprovação para o recebimento do benefício, mas não conseguem ter acesso ao app.
- No dia 16 me pediram para baixar o aplicativo Caixa Tem, mas desde esse dia eu consigo ver que o dinheiro está ali e nunca consigo acessar, transferir, mexer. O aplicativo fica inacessível. A gente paga aluguel e está sem pagar nenhuma conta. Está muito difícil – lamenta.
O metalúrgico Geison Fabiano da Conceição, 43, está desempregado desde o fim do ano passado. Ele mora com a esposa e com os dois filhos e enfrenta dificuldades:
- O auxílio foi aprovado no dia 20, mas não tem como abrir. Demora para carregar e depois dá erro. Liguei para lá e não consegui resolver. Estou precisando muito desse dinheiro. A esposa trabalha, mas está difícil. Bem apertado – relata o morador de São Valentim do Sul.
“Demanda adicional”
Em nota, a Caixa informou que o aplicativo tem alta demanda: em um só dia, registrou 10 milhões de transações. O banco não confirmou oficialmente a instabilidade no acesso.
Segundo a nota enviada pela Caixa, diversos usuários que não têm direito ao auxílio emergencial estão “acessando o aplicativo sem necessidade, gerando uma demanda adicional”.
Quem atende às regras e quer se cadastrar deve fazê-lo pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site (auxilio.caixa.gov.br). Os beneficiários do Bolsa Família e Cadastro Único tiveram a análise feita de forma automática e não precisam fazer o procedimento.